Vacinação contra febre aftosa alcança 93,36% do rebanho

Encerrada em 1º de agosto, a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa alcançou 93,36% do rebanho baiano de bovinos e bubalinos. Foram vacinados 10,6 milhões de animais, conforme a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). A Bahia já possui o status de Livre da Aftosa Febre Aftosa com Vacinação, atestado pela Organização Internacional de Epizootias (OIE) há 21 anos

A vacinação contra a aftosa é definia em conjunto com o Grupo Gestor formado pela Superintendência Federal da Agricultura (SFA), Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), Sindicato de Carnes (Sincar-Ba), Fundo de Apoio à Pecuária do Estado da Bahia (Fundap), Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia (Sindileite) e Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag).
“Em uma situação atípica como a que estamos vivendo, a resposta foi muito boa, superamos os desafios”, afirmou o secretário de Agricultura, João Carlos Oliveira. “Produtores, técnicos e profissionais da Adab tiveram que reinventar formas de abordagem para o êxito das ações”. A Bahia sempre imunizou seu rebanho acima de 90%, conforme determinação preconizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Últimas Notícias