Tempo para evitar catástrofe climática está se esgotando, alerta ONU

O mundo está se aproximando rapidamente de níveis catastróficos de aquecimento, com metas climáticas internacionais longe de serem cumpridas, a menos que uma ação radical e imediata seja tomada, de acordo com um novo relatório divulgado pela ONU.

“A bomba-relógio climática está funcionando”, disse António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, num comunicado para marcar o lançamento do relatório de síntese do Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas (IPCC) nesta segunda-feira (20).

A humanidade está em gelo fino – e esse gelo está derretendo rapidamente, acrescentou.

O relatório baseia-se nas descobertas de centenas de cientistas para fornecer uma avaliação abrangente de como a crise climática está se desenrolando.

“Este relatório é a avaliação mais terrível e preocupante até agora dos impactos climáticos crescentes que todos enfrentamos se mudanças sistêmicas não forem feitas agora”, disse Sara Shaw, coordenadora do programa Friends of the Earth International, em um comunicado.

Os impactos da poluição que aquece o planeta já são mais graves do que o esperado e estamos caminhando para consequências cada vez mais perigosas e irreversíveis, diz o relatório.

Por CNN

Últimas Notícias