A Secretaria de Saúde de Xique-Xique, no oeste da Bahia, confirmou nesta quarta-feira (10) o primeiro caso da “Monkeypox”, doença conhecida como varíola dos macacos. O paciente é um homem de 29 anos, que trabalha na cidade, e passa bem.
De acordo com o órgão municipal, o homem deu entrada em uma unidade de saúde, no dia 29 de julho, com febre e lesões características da doença. O resultado, no entanto, foi sivulgado nesta quarta pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
A secretaria de Xique-Xique ainda detalhou que o paciente estava sendo monitorado diariamente e que as lesões já estão curadas. Dessa forma, não há mais risco de transmissão da doença.
Outra cidade que confirmou o primeira caso da varíola dos macacos nesta quarta-feira foi Feira de Santana, que fica a cerca de 100 quilômetros de Salvador.
O g1 entrou em contato com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), que informou que só terá atualização sobre os casos confirmados e suspeitos no final da tarde, quando o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) emitir um novo boletim após rastrear todos os dados em análise no estado. Com os casos dos município de Feira de Santana e Xique-Xique, a Bahia registra um total de 22 pessoas infectadas pela doença.
No boletim divulgado na última terça-feira (9), o órgão estadual informou que Salvador já registrou 14 casos e os demais foram registrados nas cidades de Santo Antônio de Jesus (2), Cairu (1), Conceição do Jacuípe (1), Ilhéus (1) e Mutuípe (1).
G1