Secretaria das Mulheres da Bahia apresenta 2ª Edição do Selo Lilás em Irecê

A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) apresentou a 2ª edição do Selo Lilás, em Irecê, nessa quinta-feira (6). O evento, realizado no Auditório do Colégio Municipal Odete Nunes Dourado, na Praça da Bíblia, aconteceu   em uma parceria com as Secretarias da Mulher e Cidadania e de Desenvolvimento Econômico do município. 

O Selo Lilás tem como objetivo reconhecer empresas e instituições que adotam políticas de promoção da igualdade de gênero e enfrentamento à violência contra as mulheres no ambiente de trabalho.  As inscrições para o segundo edital estão abertas até o dia 12 de fevereiro, no site oficial: https://selolilas.spm.ba.gov.br/.

Representando a secretária das Mulheres da Bahia, Neusa Cadore, a superintendente de Promoção e Inclusão Socioprodutiva da SPM, Luciana Mota, conduziu a apresentação do projeto. "A ação reforça o compromisso do Governo da Bahia com a construção de um ambiente de trabalho mais justo e seguro para as mulheres, incentivando boas práticas no setor empresarial e institucional. Estamos aqui para fomentar esse debate. Quando reunimos essa comunidade para pensar sobre isso no mundo do trabalho, a gente já está avançando ainda mais. Os objetivos do selo contribuem para uma nova dinâmica organizacional", destacou Luciana Mota.

Durante o encontro, a CT Profissional de Irecê declarou interesse em certificar a empresa com o Selo Lilás. Ionete Gomes, técnica em segurança do trabalho e instrutora da empresa, destacou a relevância da certificação para fortalecer a inclusão de mulheres no mundo do trabalho. "Nossa empresa irá se inscrever no Selo Lilás e, atrelado a isso, iremos beneficiar a sociedade com curso voltados para as mulheres da cidade", comentou, ao informar que a empresa propôs uma parceria com a Secretaria Municipal da Mulher para a criação de um curso exclusivo para mulheres, com a oferta inicial de 20 vagas, na área de frentista. 

O evento contou ainda com a presença da secretária municipal da Mulher e Cidadania, Meire Joyce (Meirinha); do vice-prefeito de Irecê, Tertinho Libório; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Leonardo da Silva; vereadoras e empresários do território. Também participaram representantes dos municípios de João Dourado, Ubaí, Presidente Dutra, Ibititá e São Gabriel.  

Além da apresentação do Selo Lilás, a equipe da SPM visitou o Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam) e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) e realizou uma reunião com o Instituto Gaia.

Sobre o Selo Lilás

O Selo Lilás foi criado com base na Lei Estadual 14.343, de 2021, regulamentada pelo Decreto Estadual nº 22.173/2023, de 20 de julho de 2023. Para obter a certificação, empresas, entidades com e sem fins lucrativos e organizações interessadas devem comprovar a adoção de medidas voltadas à promoção da igualdade de gênero e à valorização das mulheres, tais como: políticas antidiscriminatórias, promoção da igualdade salarial, incentivo à liderança feminina e ao desenvolvimento profissional e flexibilização de jornadas de trabalho para funcionárias gestantes ou lactantes.

Saiba mais sobre o Selo Lilás e acesse o edital completo no site: www.mulheres.ba.gov.br.

ASCOM SPM


Últimas Notícias