Saiba onde ainda é obrigatório o uso de máscaras na Bahia

Conforme anunciado pelo governador Rui Costa, o decreto que torna opcional o uso de máscaras na Bahia será publicado no Diário Oficial do Estado só na edição desta terça-feira (12). Contudo, o Governo do Estado já anunciou alguns detalhes importantes para os baianos.

Apesar da liberação geral, há ainda algumas exceções onde o uso segue obrigatório.

Confira abaixo os locais e situações que exigem proteção:

Hospitais e demais unidades de saúde, tais como clínicas, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e farmácias;
locais de atendimento ao público, pelos respectivos funcionários, servidores e colaboradores;
no contato com pessoas comprovadamente contaminadas pela covid-19, mesmo que assintomáticas;
com indivíduos que estejam apresentando sintomas gripais, tais como tosse, espirro, dor de garganta ou outros sintomas respiratórios e
com indivíduos que tenham tido contato com pessoas sintomáticas ou com confirmação da doença.
Uso opcional

Apesar de não obrigar, a medida recomenda a continuidade do uso da máscara em transportes públicos, tais como trens, metrô, ônibus, lanchas e ferry boat, e seus respectivos locais de acesso, como estações de embarque; para idosos, imunossuprimidos e gestantes, ainda que em dia em relação ao esquema vacinal contra a covid-19.

A publicação reforça que, para atendimento nos órgãos estaduais e acesso a eventos públicos ou privados em locais fechados, segue valendo a necessidade de comprovação da vacinação mediante apresentação do documento fornecido no momento da imunização ou do Certificado Covid, obtido por meio do aplicativo “Conecte SUS” do Ministério da Saúde.

Últimas Notícias