O governador da Bahia, Rui Costa (PT), subiu o tom e teceu mais críticas contra a realização da Copa América no Brasil, no final da tarde desta segunda-feira (31). Mais cedo, o gestor já havia dito que não flexibilizaria os decretos da pandemia para a realização do torneio e que não permitiria público em jogos realizados em território baiano.
"O Brasil precisa de mais vacinas e não de Copa América. Não é responsável termos mais uma competição quando nos aproximamos da marca de 500 mil mortes pela Covid-19. A agilidade que o Governo Federal teve para dizer sim à Copa América precisa ser aplicada à compra de vacinas", escreveu, nas redes sociais.
Após reunião emergencial nesta segunda-feira, a Conmebol decidiu por transferir para cá a realização do torneio, que seria inicialmente na Colômbia e na Argentina. A decisão se deu porque o país já havia sediado o evento em 2019, tendo estádios adequados.
Em Salvador, uma das partidas podem ser realizadas na Arena Fonte Nova, que desde o início da pandemia tem servido como hospital de campanha contra a Covid-19 - além de ser um dos principais pontos de vacinação. Henrique Brinco/ BNews