O ex-atacante Ronaldo Fenômeno anunciou, na última segunda-feira (16), que pretende concorrer à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nas eleições de 2026. O pentacampeão, que já havia demonstrado anteriormente o desejo de comandar a entidade máxima do futebol brasileiro, oficializou sua decisão durante entrevista ao portal ge. Vale ressaltar, porém, que o processo eleitoral ainda não foi iniciado.
Apesar do anúncio, a candidatura de Ronaldo não é tão simples. Para se tornar oficialmente postulante ao cargo, ele precisará do apoio de pelo menos quatro federações estaduais e de quatro clubes, articulação que, segundo ele, já está em andamento. O ex-jogador chegou a ser dono do Cruzeiro, porém vendeu o clube menos de três anos depois.
O colégio eleitoral responsável pela escolha do presidente é composto por 27 federações estaduais, incluindo a do Distrito Federal, que possuem votos com peso três, além dos 20 clubes da Série A, com votos de peso dois, e os 20 clubes da Série B, com peso um. Dentro dessa configuração, o pentacampeão estaria atrasado no seu objetivo, já que o mandato do atual presidente, Ednaldo Rodrigues, se encerra em março de 2026, mas as eleições podem ocorrer até um ano antes.
Fonte: Bahia Notícias