As regiões de Irecê e Vale do São Francisco registraram um aumento na oferta de cebola, após enfrentar desafios significativos no mercado devido às chuvas intensas ocorridas em março e início de abril. O alto volume de precipitação prejudicou todo o ciclo de produção, desde o plantio até o desenvolvimento dos bulbos, impactando a disponibilidade do produto nas regiões. A informação é do site HF Brasil.
Nas últimas semanas, a situação tem melhorado gradualmente, com aumento na produtividade e na qualidade das hortaliças, graças à melhoria das condições climáticas. No entanto, uma grande parte do volume colhido ainda apresenta calibre abaixo do ideal, sendo classificada como caixa 2. No Vale do São Francisco, a cebola amarela híbrida foi negociada a R$ 123,33 por saca de 20 kg, mantendo-se estável em relação à semana anterior, enquanto em Irecê o preço caiu 4,2%, sendo negociada a R$ 115,00 por saca de 20 kg.
Segundo colaboradores do Hortifrúti/Cepea, as condições climáticas favoráveis e os bons preços têm estimulado os produtores da região de Irecê a expandirem suas áreas de cultivo. Entretanto, a insuficiência de sementes para atender à demanda limita esse crescimento, mesmo com a intenção de um aumento substancial na produção.