Em uma operação policial de grande envergadura, a Polícia Civil da Bahia desarticulou um laboratório de refino de cocaína na zona rural de Uibai, resultando na apreensão de 378 quilos do entorpecente, avaliado em aproximadamente 11 milhões de reais. A ação, que ocorreu após um ano de investigações, foi deflagrada contra um grupo criminoso que atua nas regiões de Irecê, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e Ibotirama.
As investigações indicam que o grupo está vinculado à facção criminosa BDM, responsável pelo refino e distribuição da cocaína para a capital baiana e cidades do interior. Durante a operação, foram encontrados três homens na propriedade, sendo dois adultos e um adolescente, que foram presos em flagrante e conduzidos à sede da coordenadoria.
A operação contou com o apoio das equipes do CATTI Chapada, CATTI Diamantina e da SI das cidades de Xique-Xique, Lapão, Ibipeba e 5ª DTE. Além da substância entorpecente, os agentes apreenderam uma pistola semiautomática calibre 9mm, municiada, um veículo Mobi, onde foram encontrados 57 tabletes de cocaína prontos para transporte, uma balança de precisão importada, quatro liquidificadores industriais, duas prensas hidráulicas avaliadas em R$ 18.000,00 cada, aproximadamente 250 kg de sílica pirogênica (pó utilizado na produção da cocaína) e centenas de objetos utilizados na preparação da, incluindo fitas adesivas para embalar o entorpecente.
Com essa operação, a Polícia Civil não apenas retirou de circulação uma quantidade significativa de cocaína, mas também causou um prejuízo estimado em 12 milhões de reais para a facção criminosa. A ação reafirma o compromisso das autoridades em combater o tráfico de drogas e desmantelar organizações criminosas que atuam no estado.
A Polícia Civil continua a investigar o caso, buscando identificar outros membros do grupo e desarticular completamente suas operações. A colaboração da população e o trabalho de inteligência são fundamentais para o sucesso dessas ações.