Profissionais de enfermagem fazem mobilização e pedem reajuste do piso salarial da categoria em Irecê

Uma comitiva formada por profissionais de enfermagem estiveram na Câmara de Vereadores de Irecê, município localizado na região setentrional da Chapada Diamantina, o objetivo dessa mobilização foi para reivindicar reajuste para a categoria.

O movimento contou com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Irecê (Sintessi) e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) da região de Irecê.

Na oportunidade, a técnica de enfermagem, Paula revelou que já foi encaminhado uma solicitação de reunião com o prefeito Elmo Vaz (PSB-BA), porém sem sucesso até o momento. Vale destacar o empenho do vereador Murilo França (PT-BA) em intermediar um encontro com o gestor municipal, porém o mesmo não pode atender a categoria.

Vale destacar ainda que o presidente do Sintessi afirmou que a data base da categoria foi aprovada em 2016 por Luizinho e efetivada na gestão do prefeito Elmo Vaz, Mas os trabalhadores não tiveram nem a reposição da inflação referente aos anos 2020 e 2021. A alegação da gestão para o ano 2020 foi suposta vedação da Lei 173, porém vinha se construindo o diálogo sobre a compensação em 2022, junto com o reajuste de 2021.

O representante sindical ressaltou ainda que já tiveram reiterados encontros com integrantes da gestão municipal e com alguns secretários, porém não obtiveram êxito em abrir um canal de comunicação com o prefeito Elmo Vaz.

Por conta da visita do o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que cumpriu agenda em Salvador, para o lançamento da pré-candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT) ao Governo da Bahia, os vereadores que compõem a base política do prefeito Elmo Vaz, estiveram na capital baiana cumprindo agenda.

Por conta disso, o presidente da Câmara Municipal de Irecê, Rogério Santos Amorim (PSB-BA), ficou impossibilitado de realizar sessão nesta sexta-feira (1º), por falta de quorum. Na ocasião, além do presidente Figueredo esteve presente o vereador Irisvan do Angical (PSD-BA).

Últimas Notícias