Presidente Figueredo conduz a 9.ª sessão Ordinária da Câmara Municipal de Irecê

O presidente da Câmara Municipal de Irecê, Rogério Santos Amorim (PSB-BA), o popular Figueredo, nesta sexta-feira, dia 06/05/202 presidiu a 9ª sessão ordinária da câmara municipal de Irecê, também conhecida como a “casa do povo”. Aos detalhes da sessão do dia!

O presidente da Câmara Municipal de Irecê, Rogério Santos Amorim (Figueredo) iniciou a sessão dizendo: “Sob a proteção de Deus e em nome do povo de Irecê, iniciamos os nossos trabalhos”, seguidamente solicitou ao segundo secretário da câmara, o vereador Primo que fizesse a leitura de um texto bíblico que o mesmo leu o versículo do salmo 75.

O vereador Primo então disse:

- Irmãos que a graça e a paz do eterno Deus todo poderoso estejam com todos nós nessa manhã, o Salmo 75 nos diz: “Nós te louvamos a Deus, nós te louvamos, anunciamos a tua grandeza e contar umas coisas maravilhosas que faz Deus disse.  Eu marquei um tempo certo para o julgamento e julgarei com justiça.  Ainda que a Terra e tudo o que vive nela. Estremeça  eu manterei firmes as suas bases.  Digo aos maus que não contém grandeza”

Visita e presença na câmara do deputado Léo Prates

O presidente da casa, o Figueiredo, comentou a visita ilustre do deputado Estadual Léo Prates de Salvador.

- Quero registrar aqui a presença do deputado estadual Léo Prates. Ex-vereador, presidente da Câmara de Salvador e ex-secretário de saúde também. Da cidade de Salvador, muito obrigado pela presença – Disse Figueredo, o presidente da Câmara de Irecê.

Em seu pronunciamento na câmara, Léo Prates falou de sua carreira política, e destacou a afinidade política entre ele, o prefeito Elmo Vaz e o vereador Primo nas questões de saúde e com apoio às pessoas que tem algum tipo de deficiência ou problema de saúde. Quanto a isto, o vereador Fabiano Bia, citando sua experiência e necessidades, enfatizou sobre a qualidade, a falta de acesso, as dificuldade no setor da saúde e da importância da política quanto a qualidade da saúde prestada pelo poder público; enalteceu as políticas públicas existentes, reconheceu a importância do tema, e alinhou-se ao tema com o deputado Léo Prates.

Auxilio Funeral

Por fim o tema que mais destacou na 9ª sessão do dia 06/052022 foi o pedido de providências, número 24 de 2022 do vereador Irisvan do Angical quanto ao auxílio funeral concedido aos munícipes!

Foi solicitado ao senhor, Exmo. Prefeito Elmo Vaz, pelo projeto nº 24, providências de aumento, adequação e assistência funeral às famílias carentes e necessitadas na questão. Leu-se, durante a 9ª sessão como justificativa do projeto o seguinte:

“O auxílio funeral é um benefício eventual concedido às famílias em caso de morte de um integrante”! Hoje o benefício já existe, porém alguns ficam desassistidos na parte dos parâmetros, que são materiais de suporte para os objetos. Usados nas cerimônias fúnebres, sendo esses indispensáveis.

Como consequência, muitas pessoas não têm “como” se despedir dignamente de seus entes queridos e dar uma destinação adequada a seus restos mortais, uma vez que os valores não são suficientes e as famílias não têm recursos suficientes para o pagamento de todos os bens e serviços que envolvem um sepultamento.

“Por tudo isso, peço ao excelentíssimo senhor prefeito de Irecê, chefe do poder executivo municipal, por meio das secretarias competentes, que acolha essa solicitação”

O vereador proponente ao comentar na sessão sobre o projeto apresentado fez relato sobre a defasagem do auxilio: “A questão do valor é muito pouco!”. Quanto ao tempo, relembrou: “em 2013, quando, na condição de vereador, no primeiro mandato, eu também fiz esse questionamento aqui com ex-gestor. Na época. [...] eu me recordo que era 200 reais...”.

Apelando aos nobres colegas da casa, o vereador argumentou nas seguintes palavras:

- Se você for botar de 2013 para 2022, então esse problema continua ...precisa ser fato analisado e a gente até na condição de representantes do povo, os vereadores da base aliada do governo, a gente precisa de imediato, ver essa situação! – Disse Irisvan do Angical.

A solicitação do projeto reivindica para a próxima licitação quanto à situação funerária que seja possível atender a família necessitada com um funeral básico que cubra o necessário quanto à urna mortuária, roupa e com o suporte necessário, com a dignidade, com suporte a família enlutada e necessitada.

Últimas Notícias