Presidente Figueredo conduz a 12ª sessão Ordinária da Câmara Municipal de Irecê

O presidente da Câmara Municipal de Irecê, Rogério Santos Amorim (PSB-BA), mais conhecido como Figueredo, que tem tido uma atuação destacada à frente da casa legislativa. Nesta sexta-feira (27), ele presidiu a 12ª sessão ordinária na “casa do povo”, responsável por cuidar dos interesses da população ireceense.

“Sob a proteção de Deus e em nome do povo de Irecê, iniciamos os nossos trabalhos”, assim o presidente da Câmara Municipal de Irecê, Rogério Santos Amorim iniciou a sessão e solicitou ao vereador Primo, que fizesse a leitura de um texto bíblico.

Seguindo o rito legislativo, o Presidente Figueredo pediu para o 1º Secretário, Pedro Sodré, que fizesse a leitura da ata da 11ª sessão ordinária, Na sequência, foi realizada a leitura das matérias para apreciação da mesa.

A primeira providência do dia na câmara municipal informou do uso da tribuna pelo Axé Brasil da Capoeira, na pessoa do Sr. Francinaldo Souza da Silva (Mestre Frank da capoeira) para usar a tribuna pelo tempo de 25 minutos.

Moção de congratulação 15/2022 do vereador Toinho do Judô, em homenagem ao dia do gari (16/05). Toinho do Judô afirmou que os garis, são as “pessoas que mantém nossa cidade organizada e limpa” e reconheceu que sem os trabalhos desta categoria as cidades perderiam qualidade de vida e de saúde.

Moção de aplausos números 16/2022 do vereador Fabiano Bia, pela comemoração dos 25 anos de atuação no território (de Irecê), da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Vereador proponente citou a servidora Ana Karina Loula e o servidor Jorge em sua participação na casa.

Pedido de providências número 28/2022. Solícita em caráter de urgência, benfeitorias na entrada do bairro Nobelino Dourado com serviços de limpeza, capina, asfaltamento, calçamento, iluminação, sinalização, etc.

Pedido de providências número 29/2022 Solicita-se em caráter de urgência a iluminação e a cobertura da Quadra do bairro loteamento Félix.

Moção de congratulação número 13/2022.  O vereador Toinho do judô, no uso de suas atribuições legais, requereu moção de aplausos aos atletas Ireceênse Gardênia Uzeda e James Menezes que participaram e conquistaram títulos, premiações, colocações de destaques nos campeonatos sul-americanos.

Projeto de lei do legislativo número 09/2022, de autoria do vereador Antônio de Jesus, para que o dia 30 de agosto seja declarado o dia municipal das artes marciais, que foi encaminhada a comissão competente pelo presidente da casa.

Vários temas foram debatidos na sessão deste dia 27 de maio de 2022. O vereador Moisés citou sua participação com a participação do vereador Murilo em reunião sobre o abuso sexual de crianças e a exploração de trabalho infantil: “Eu participei de uma reunião essa semana ... onde debatemos esse tema... nós estamos empenhados em trabalhar bastante por essa causa e vamos pedir o apoio de todos vocês” – Disse o vereador.

Toinho do Judô (Republianos) fez proposição e solicitação de atenção à situação das estradas de ligação a vários povoados, às estradas vicinais. Os vereadores da oposição realçaram a ineficácia do alinhamento entre o prefeito Elmo Vaz com o governador Rui Costa em beneficiar o município e os povoados de Irecê. “Essa semana nós estaremos mais uma vez levando essa demanda ao governo do estado, a Secretaria de infraestrutura, porque a gente não pode cansar, não enquanto a gente tiver, força, coragem, determinação” - concluiu. Em contrapartida o vereador Tertinho listou obras, intervenções e realizações do governo Rui Costa em diversos setores e seguimentos sociais do Estado e em Irecê.

Sobre aulas de capoeiras nas escolas de Irecê.

Vários mestres da arte da Capoeira participaram da sessão e expressaram na voz do mestre Franklin, na tribuna da câmara, a insatisfação da categoria ao não cumprimento da lei municipal 1107/2018 que assegura aulas de capoeiras em escolas municipais pela secretaria de Educação do município.

Os protestos dos mestres de capoeira realizadas nesta sessão do dia 27/05/2022, tem respaldo na LEI Nº 1107 DE 07 DE NOVEMBRO DE 2018, originado no Projeto de Lei do Legislativo nº 026/2018 e publicado no Diário Oficial do Município no dia 07/12/2018. (Link para a publicação).

Na sessão de hoje os representantes das categorias, os mestres, relataram haver desinteresse por parte da secretária de educação na disponibilização e cumprimento da lei 1107/2018. (Ao final está transcrito a íntegra da lei nº 1107).

O presidente Figueredo e demais vereadores falaram no sentido de buscar entendimentos e afirmou que há sensibilidade do prefeito, bem como do secretário de educação na questão, bem como, é necessário prudência e dialogar na busca da solução e dos acordos.

Presidente Figueredo conduz a entrega do título de moção ao cidadão Oldair Pereira dos Santos

Na parte final da sessão, o presidente Figueredo convidou a subir na tribuna da câmara para receber a moção de aplauso, o servidor municipal Oldair Pereira dos Santos.

A moção foi solicitada pelo vereador Primo e, nas palavras do presidente Figueredo, o senhor Oldair Pereira dos Santos “é chefe de engenharia de tráfego da superintendência de tráfego da cidade de Irecê,” e tendo subido a tribuna, Figueredo passou a palavra o propositor da moção, o vereador Primo.

O vereador Primo afirmou: “se o município tivesse mais e mais Oldair, tenho a certeza que a realidade seria outra, até porque, (Oldair) é um homem comprometido com o seu trabalho com eficácia... então a gente não pode deixar de reconhecer servidores como esse” – Disse o vereador em sua participação.

Por sua vez, o ilustre cidadão, comentou na tribuna sobre sua vida pessoal, sua formação acadêmica e profissional. Destacou o convite do prefeito Elmo Vaz em 2016 e citou os critérios para a indicação ao cargo.

Últimas Notícias