Presidente Figueredo conduz a 10ª sessão Ordinária da Câmara Municipal de Irecê

O presidente da Câmara Municipal de Irecê, Rogério Santos Amorim (PSB-BA), o popular Figueredo, nesta sexta-feira, dia 13/05/202 presidiu a 10ª sessão ordinária da câmara municipal de Irecê, com sua forma de liderar marcada pela harmonia entre os poderes, de forma democrática. O presidente da Câmara Municipal de Irecê, Rogério Santos Amorim (PSB-BA), conduziu nesta sexta-feira (13), a 10ª sessão ordinária com pedidos de providências, moção de aplausos e outros detalhes.

A leitura bíblica realizada pelo vereador Primo foi do Salmo 128, que diz: “feliz aquele que teme ao Deus eterno e vive de acordo com a sua vontade.  Se você for assim, ganhará o suficiente para viver.  Será feliz e tudo dará certo para você.  Em casa, a sua mulher será como a sua parreira, que dá muitas uvas e em volta da mesa os seus filhos serão como oliveiras novas.

O primeiro secretário leu a proposição enviada pelo poder executiva da Prefeitura municipal de Irecê, do gabinete do prefeito Elmo Vaz o projeto de lei 27 de 2022 que solicita a alteração da “denominação da escola municipal Dias de Cal, localizado no povoado de Angelical de Irecê para a escola municipal Valdelice Alecrim da Silva. O presidente Figueredo encaminhou o projeto encaminhada a casa, para as comissões competentes.

O Presidente Figueredo recebeu na mesa a proposição de Projeto de lei do legislativo, de autoria do vereador Fabiano Bia, que trata o assunto que dispõe sobre “proibição de queimadas nas vias públicas, em imóveis urbanos ou incineração de lixo no município de Irecê” que foi encaminhada à comissão competente, conforme diz o regimento da casa.

A vereadora Izânia Matos encaminhou o pedido de providência número 27 de 2022 em que solicita, que sejam destinados 50% dos espaços de expositores do mercado de artesanato do município de Irecê, sejam destinados às mulheres conseguindo fomento a mão de obra feminina para terem um trabalho e poderem sustentar sua família.

Utilizando o microfone e dando voz no plenário ao projeto apresentado a Vereadora Izânia disse: “Eu sei que a demanda é grande, como estive conversando com o secretário! É muita gente! São vários homens também, estão tentando conquistar esse espaço! São 32 acomodações!”.

Pelo projeto apresentado pela vereadora Izânia Matos (PSB) é solicitado pelo projeto, que pelo menos 50% das vagas das 32 existentes sejam destinadas às mulheres: “se 50% forem para a mulher, eu Acredito que, as mulheres serão bem-sucedidas e serão muito, muito, muito, muito agradecidas por isso!” Finalizou o uso dos microfones da casa a vereadora Izânia Matos.

O Vereador Pedro Sodré comentou que a aprovação do projeto “vai gerar oportunidade para as mulheres e empreendedoras da nossa cidade que muitas vezes não têm espaços, (e que) estão trabalhando na informalidade, dentro da sua casa [...] Não tenho dúvidas que será um sucesso e com certeza será uma oportunidade enorme para essas mulheres.”

Quanto a proposta, o vereador Magno primeiro parabenizaram a autora do projeto: “Quero parabenizar a nobre colega Izânia”, parabenizou também, o projeto apresentado pelo executivo, na pessoa o prefeito Elmo Vaz dizendo: também “o prefeito (Elmo Vaz) por estar preocupado com esse segmento em nossa sociedade (que) está criando um espaço com dignidade e a vereadora Izânia que está propondo “igualdade” e, nesta proposta de Izânia.

Nas palavras finais do vereador Magno: “acho mais do que justo que 50% para homens e 50% para as mulheres.  Assim os dois sexos serão contemplados de pé de igualdade”

Também foi apresentado pela vereadora Izânia Matos moção de aplausos número 11 de 2022, em que foi requerido aprovação de moção de aplausos a todos os enfermeiros pelo dia do enfermeiro, em 12 de maio.  Nas palavras da autora, Izânia Matos: “qualquer procedimento que seja feito em um paciente, qualquer procedimento! Primeiro ele vai passar pelo enfermeiro.  O enfermeiro faz a sua evolução ali, e transmite para o médico!  Após feito isso, se o paciente for para uma cirurgia, e depois dessa cirurgia, quem vai tomar conta dele, quem vai fazer o acompanhamento é um enfermeiro!”

Imprensa na câmara e aniversariantes

Foi citado pelo presidente da câmara Figueredo, a presença da imprensa: “Quero aqui registrar a presença de Roberto Souza, e de nosso amigo Ray Cruz”. Também foi citado o aniversário do repórter e locutor da FM Vida 107,9 Roberto Souza pelo vereador Moisés Filocre: “eu faço uso da palavra apenas para parabenizar o nosso, amigo que sempre frequenta esta casa, Roberto Souza que está completando o seu aniversário hoje! Parabéns, Roberto. Outra personalidade municipal e que fez aniversário e citado na sessão do dia foi a professora Zurmeide: “ex-vereadora Zurmeide e professora e colaboradora também do quadro é de funcionários do município de Irecê.”

Moção de pesar número 12 de 2022.  

A câmara municipal de Irecê recebeu projeto de moção de pesar ao ilustre senhor Euclydes Trindade de Souza, popular Seu Dunga. O senhor Euclydes Trindade de Souza, muito querido por todos os familiares e vizinhos era mais conhecido como “Seu Danga” - um dos mais antigos moradores do bairro da Boa Vista, residente na Rua São José! Ele faleceu aos 94 anos de idade.

Após a moção de pesar o presidente Figueredo afirmou:

- Ontem eu estive lá no velório (De seu Danga). Sai de lá por volta, na madrugada, por volta das 2:00 da manhã, prestando ali, junto com os amigos e familiares e vizinhos, as nossas últimas homenagens, ao senhor Danga, que foi uma figura, que sem dúvidas, vai deixar muitas lembranças, muitas recordações boas para todos os moradores ali da nossa comunidade.

Toda sexta-feira tem sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Irecê com transmissão ao vivo através do Facebook camaradeireceoficial.

Últimas Notícias