Presidente Figueredo cita projetos de ciclovia que poderia ter salvado vidas, e comenta sobre os trabalhos sociais dos evangélicos

O presidente da Câmara Municipal de Irecê, Rogério Santos Amorim (PSB-BA), conduziu nesta sexta-feira (29), a 8ª sessão ordinária, sempre respeitando o espírito democrático e a harmonia dos poderes em benefício da população ireceense. Como de praxe a sessão foi iniciada com as palavras do presidente dizendo: “SOB A PROTEÇÃO DE DEUS E EM NOME DO POVO DE IRECÊ, INICIAMOS OS NOSSOS TRABALHOS.” A leitura de um texto bíblico foi pronunciada pelo vereador Magno Dourado.

Em seguida foi solicitado ao 1º SECRETÁRIO, Pedro Sodré a leitura da ATA DA 1ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA, e após ser colocada em discussão foi aprovada. No prosseguimento dos serviços o 1º secretário fez a leitura das matérias encaminhadas algumas preposições e projetos de leis para análise da mesa e dos vereadores presentes:

  • Projeto de lei do legislativo nº 06/2022, de autoria do vereador Fabiano Bia que dispõe sobre a disponibilização de cadeiras na primeira fila aos alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade-TDAH nas escolas municipais e privadas.
  • Projeto de lei do legislativo nº 07/2022, de autoria do vereador Toinho do judô que dispõe sobre a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate à depressão, à automutilação e ao suicídio no projeto pedagógico das escolas públicas do município de Irecê.

Ocorreram também nesta sessão duas indicações e uma moção de aplausos:

  • Indicação nº 02 /2022 de autoria da vereadora Izânia Matos que indica ao Exmo. Senhor prefeito, sr. Elmo Vaz a construção de auditório anexo a UPA – Unidade de Pronto Atendimento - para treinamento, aperfeiçoamento e qualificação da equipe de saúde do município de Irecê
  • Indicação nº 03/2022 de autoria do vereador Pedro Sodré que indica ao Exmo. Senhor Governador do Estado da Bahia, sr. Rui Costa, a construção de uma ciclovia/ciclo faixa entre o cruzamento da Avenida 1º de Janeiro, na altura do cruzamento da empresa Schincariol e o IFBA no Bairro Vida Bela.
  • .
  • Moção de aplausos nº07/ 2022, de autoria do vereador Pedro Sodré e outros que subscrevem que requerem, a aprovação de moção de aplauso aos professores e atletas Ricardo Aurélio e Welson Negão pelo título de campeões da copa américa de handebol máster 2022 e James Menezes pelo brasileiro de jiu-jitsu.

Acidente com ciclista, impacta e fez câmara de vereadores reagir e o presidente Figueredo comentou a situação e solicitou ação do setor de trânsito.

No dia 20 de abril de 2022 ocorreu um acidente fatal na Avenida Jorge Rodrigues, e de imediações da garagem da EMTRAM em que “um ciclista” foi a óbito. Segundo informações da Polícia Militar o reboque se desprendeu do engate e em seguida atingiu o ciclista que após ser lançando na ribanceira da via faleceu no local.

Na sessão ordinária que ocorreu neste dia 29 de abril de 2022 o presidente da câmara de Irecê, Figueredo, fez referências e citações importantes quanto a situação.

O presidente da casa, Figueredo comentou sobre as mudanças que tem ocorrido na região no entorno da BA. Ressaltou que a via, onde ocorreu o acidente fatal, ela a via “que liga aos bairros da Vida Bela, os condomínios que Washington está construindo, a Vila Esperança e alguns comércios que existe nesta BA,” e também que chega até o campus do Instituto Federal da Bahia (IFBA).

Em seguida no seu pronunciamento, Figueredo mencionou o destaque do vereador Erlan em que foi ressaltado sobre o uso da bicicleta que “além de ser uma prática esportiva, também as pessoas a utilizam a bicicleta como meio de transporte.” – Disse Figueredo. Em seguida, no mesmo tema, citou como “a bicicleta” movimenta o comércio da região e fez citações do pioneirismo de empreendedores do setor ciclista na cidade de Irecê.

No âmbito das ações políticas e da história recente de Irecê, Figueredo citou das intervenções e solicitações de providências Câmara de Irecê sobre a situação e condição perigosa. Neste ponto Figueredo resgatou e citou projeto do ex-vereador Pascoal Martins dizendo o seguinte: “Me recordo... que o ex-vereador Pascoal já tinha protocolado documento nesta casa, solicitando esta ciclovia do bairro Vida Bela até a faculdade Estadual.

Disse mais Figueredo: “Recordo também que na gestão do ex-prefeito Joacy... ocorreram muitos acidentes com vítima fatais, e que foi feito o projeto de extensão da avenida Buenos Aires, passando pelo loteamento de Washington, loteamento Betel, ligando Vila Esperança e Vida Bela.

Sobre a situação da BA, o presidente criticou o projeto executado, pois, e afinal há postes ao longo do trajeto, “tem causado transtornos, e acidentes, no qual vários veículos tem batidos em postes.” Após análise e comentários da situação o presidente Figueredo fez propositura de que a casa legislativa que o setor de trânsito do município “faça um estudo minucioso da situação”, bem como listou fontes de recursos para ser utilizadas na resolução.

Neste contexto, situação e comoção social ocorreu na Câmara de Irecê a Indicação nº 03/2022 de autoria do vereador Pedro Sodré, em que solicita-se ao Exmo. Senhor Governador do Estado da Bahia, sr. Rui Costa, através da secretaria de infraestrutura a construção de uma ciclovia/ciclo faixa entre o cruzamento da Avenida 1º de Janeiro, na altura do cruzamento da empresa Schincariol e o IFBA no Bairro Vida Bela.

Presidente Figueredo reconhece importante papel social da comunidade evangélica

O presidente da câmara de Irecê, Figueredo fez comentários relevantes em reconhecimento ao trabalho social prestado pelas igrejas evangélicas na cidade de Irecê e região.

Figueredo começou seu pronunciamento sobre o tema ressaltando a legalidade e atenção dada a situação pela casa e comissões responsáveis pelo reconhecimento. Conforme disse Figueredo, a “matéria que foi tramitada nesta casa, conforme o que manda a lei orgânica e regimento interno”. De proposição do vereador Erlan, a matéria, e, “ela foi apresentada em plenário, e em seguida encaminhada as comissões, e foi dado um parecer favorável, e foi votado e aprovado por unanimidade pelos presentes aqui nesta casa” – Disse, Figueredo, o presidente da casa legislativa de Irecê.

Figueredo parabenizou o vereador propositor do título, bem como o reverendo Reverendo Calmito Marcio Santana Fernandes presente na câmara municipal para receber o reconhecimento do trabalho social. “Eu quero parabenizar ao vereador Erlan pela iniciativa e parabenizar também ao pastor homenageado pelos relevantes serviços prestados no município de Irecê.”

Figueredo deu enfático testemunho de reconhecimento a comunidade evangélica ao dizer “que o maior trabalho social que é feito em uma cidade, ou estado e união é o trabalho do evangelho.” Em seguida agradeceu a comunidade evangélicas nas seguintes palavras: “Nós só temos que agradecer a vocês, o que seria da gente se não fosse este trabalho que vocês prestam dia a dia, vocês deixam até, abdicam de suas famílias, abdicam de alguns afazeres, pra viver, para pregar a palavra as vezes até em situações constrangedores para poder resgatar uma vida.”

Muito importante nas palavras do presidente da casa foi o reconhecimento de que a comunidade evangélica, e muito maior ainda, o evangelho que é o poder de Deus, adentra onde o Estado, as forças e empenhos dos homens não chegam!

“Vocês não prestam este trabalho só na igreja, só no ambiente onde as pessoas acham em que é pregado o evangelho, mas no dia a dia vai nas comunidades, vai em ambientes complicados de entrar, mas, esta missão que Deus deu a vocês, a gente tem agradecer por este trabalho, diariamente a Deus”

E, após todos os reconhecimentos do tema, como presidente da casa, afirmou que a casa legislativa, a câmara municipal de Irecê esta e estará a disposição da comunidade evangélica na prestação destes serviços sociais de resgate, apoio, amparo a vida: “sempre que precisar do apoio desta casa nós estaremos a disposição, nós sabemos que a luta é árdua, e este trabalho é um trabalho que surte muito efeito” – Disse Figueredo!

Últimas Notícias