Com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento urbano, social e econômico de Gentio do Ouro, A ENGIE Brasil Energia, por meio do Conjunto Eólico Serra do Assuruá, visando, patrocinou a elaboração do Plano Diretor Municipal (PDM)
Após um ano e meio de mobilizações, discussões, audiências públicas, diagnósticos e elaboração do texto final, envolvendo técnicos e moradores, o documento foi aprovado pela Câmara dos Vereadores de Gentio do Ouro sem ressalvas, e sancionada pelo prefeito Robério Cunha, no último dia 6 de dezembro de 2024.
O desafio do novo governo municipal (2025-2028) é utilizar o plano como guia para as ações da gestão pública. Para o monitoramento de sua implementação, será criado um grupo permanente formado por técnicos da prefeitura. Além disso, será constituído um Conselho da Cidade, composto por 60% de representantes da população, para acompanhar e cobrar as ações públicas de investimento.
Segundo Paulo Muller, diretor de implantação da ENGIE Brasil Energia, o Plano Diretor Municipal estabelece as bases do desenvolvimento social, econômico e urbanode, Gentio do Ouro. “Reuniões participativas de discussão para a elaboração foram realizadas e culminou no plano que servirá de guia para esta e outras gestões do município. É um documento que vai permitir o direcionamento do crescimento, seja no desenvolvimento urbano, na dinamização das atividades econômicas, na conservação ambiental, entre outros aspectos. Além disso, possibilita o pedido de financiamento federal, que pode vir a aumentar a capacidade de crescimento do município”, concluiu.
Para acessar o Plano Diretor Municipal de Gentio do Ouro, acesse: http://pmgentiodoouroba.imprensaoficial.org/ultimas-publicacoes/
Sobre a ENGIE
A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com seus 97.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e
soluções mais sustentáveis.
No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia 100% renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. A empresa possui 12,5 GW de capacidade instalada, provenientes de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.
A ENGIE na Bahia
A cidade de Gentio do Ouro, abriga um dos maiores projetos de energia eólica implantados em fase única pelo Grupo ENGIE no mundo. Trata-se do Conjunto Eólico Serra do Assuruá, composto por 24 parques eólicos, 188 aerogeradores e capacidade instalada total de 846 MW. O projeto inclui também 28 km de linhas transmissão que irão conectar os parques ao Sistema Interligado Nacional, permitindo direcionar a energia gerada no local para todo o país.
Na Bahia, a Companhia já opera comercialmente os Conjuntos Eólicos Umburanas, Campo Largo 1 e Campo Largo 2, nas cidades de Sento Sé e Umburanas, que juntos já ultrapassam 1 GW de potência instalada. A autorização para operação desses parques eólicos é válida até 2054. Em Gentio do Ouro, a empresa investe no quarto Conjunto Eólico do estado. Em 2024, a ENGIE Brasil Energia também iniciou a fase de implantação da Linha de transmissão denominada Asa Branca. Arrematada em leilão, com investimento de R$ 2,7 bilhões, o empreendimento irá percorrer aproximadamente, 1.000 km pelos estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo e irá contemplar a ampliação de cinco subestações, já existentes.