A pré-campanha de Marleide em Canarana tem ganhado destaque pela sua organização e estrutura diferenciadas, sendo a primeira da região a implementar o formato de PGP (Plano de Governo Participativo). O programa, intitulado "PGP CANARANA TEM VOZ", já passou por cinco comunidades da cidade, dando voz às necessidades reais da população.
No PGP, cada povoado tem a oportunidade de expor suas principais demandas, permitindo que quem realmente sofre na pele com os problemas locais possa ter suas necessidades incluídas no plano de governo participativo. Em conversa com o coordenador geral do PGP, foi ressaltado que esse formato estava sendo planejado há dois anos, inspirado nos primeiros PGPs de Jerônimo Rodrigues, onde a equipe esteve presente, observando e idealizando a melhor forma de adaptar o modelo para a esfera municipal.
O PGP CANARANA TEM VOZ teve início no dia 24 de abril e continuará até o início de agosto. Durante os eventos, é destacado a importância desse momento, tanto para a população quanto para os pré-candidatos a vereadores, que são apresentados ao público. A iniciativa tem sido bem recebida pela população de Canarana, com uma esperança muito grande as tem participado de forma muito intensa e efetivas. Muitos moradores, que se sentiam esquecidos pela gestão atual, finalmente puderam ser ouvidos.
Ronaldo, coordenador da campanha, destacou a liderança de Marleide no projeto: "Marleide abraçou a ideia desde o início com amor, carisma e uma capacidade incrível de unir as pessoas. Ela tem sido uma líder fundamental, trazendo esperança e mostrando que um governo participativo é possível. Graças a ela, estamos conseguindo fazer a diferença em Canarana."