Entre os dias 15/06 a 19/06 foram registradas 6 ocorrências de Maria da Penha na região: 3 em Barra; 2 ocorrências em Xiquexique; 1 ocorrência em Bonito, Morro do Chapéu, Irecê e Jussara. Abaixo a transcrição baseada no Release do batalhão
3 ocorrências em Barra
- A guarnição de serviço da 5ª cia pp/barra, do 7°bpm/Irecê, foi solicitada via telefone funcional, por uma senhora de 34 anos, que relato ter sido agredida com panadas de arma branca tipo facão e que o agressor teria sido um homem de 34 anos, companheiro da vítima. as agressões deixaram marcas nas costas próximo ao pescoço, deixando a vítima aterrorizada porque entendeu que o agressor iria feri-la cortando com o facão. a guarnição esteve no local da ocorrência e colheu informações sobre onde encontraríamos o agressor, em seguida efetuou-se rondas no intuito de conduzi-lo, porém o mesmo evadiu. a vítima foi orientada a formalizar o registro de ocorrência na delegacia.
- A guarnição do 2º pelotão/barra, 5ª cia/ 7ºbpm, foi solicitada via funcional pela vítima, que ao ir cobrar do seu ex-companheiro a pensão alimentícia, foi agredida fisicamente e verbalmente por ele. ao chegarmos ao local mencionado, localizamos o agressor que foi conduzido até a delegacia local, sendo apresentado ao delegado, que constatou a agressão e o flagrante ou na lei n° 11.340/2006 (maria da penha).
- A guarnição de serviço da 5ª cia pp/barra, do 7°bpm/Irecê, foi solicitada pela vítima relatando que foi agredida com socos na face e puxões nos cabelos e que o agressor teria sido seu namorado. a guarnição esteve no local da ocorrência e na residência dos genitores do agressor, todavia o mesmo havia evadido. ante o exposto orientamos a vítima a formalizar o registro de queixa solicitando da justiça medida protetiva haja visto o agressor já ser reincidente.
2 ocorrências em Xique-Xique:
- A guarnição foi solicitada via funcional informando que na madrugada do dia 10/06/22 por volta das 19h00min foi agredida por seu companheiro e que não estava conseguindo se movimentar devido dores que estava sentindo no corpo proveniente das agressões. de imediato a guarnição deslocou-se ao local supracitado e prestou apoio a vítima até a delegacia local. em ato contínuo foram feitas diligências e o agressor foi identificado e localizado no hospital Julieta Viana, onde o mesmo já estava sendo atendido pois chegou se queixando de dores no tornozelo. sendo o mesmo após atendimento médico preso e conduzido a dp. para serem tomadas as devidas providencias.
- por volta das 14h50, a guarnição de serviço da 5ª cia pp/xique-xique, do 7º bpm/Irecê, foi solicitada via telefone funcional por uma jovem, informando que seu padrasto (39 anos), durante uma discussão, havia desferido um golpe de facão na perna da sua mãe (37 anos). imediatamente a guarnição deslocou-se ao local supracitado e prestou apoio a vítima até o hospital Julieta Viana. em ato contínuo foram feitas rondas no bairro BNH no intuito de localizar o autor, no entanto sem êxito. a vítima foi orientada a fazer o registro do ocorrido na delegacia local
1 ocorrência em Bonito no povoado de Guarani
Por volta das 22h a guarnição foi acionada por prepostos do hospital maternidade José Carlos Araújo, informando que deu entrada naquele nosocômio uma senhora vítima de violência doméstica. de imediato a guarnição deslocou e constatou o fato, onde a senhora de 47 anos, relatou que seu marido de 59 anos, teria chegado em casa no povoado guarani, com sinais de embriaguez, proferindo reiteradamente palavras de baixo calão ofensivas à sua moral, partindo em seguida para socos que a atingiram a face e cabeça, vindo a provocar lesão no lábio superior, céu da boca, e base do crânio. que para evitar o ataque ela conseguiu correr e pedir ajuda a vizinhos que a trouxeram para atendimento. ciente da situação e já com a vítima a bordo, a guarnição deslocou à residência onde o autor foi localizado, sendo-lhe dada voz de prisão e conduzido à delegacia de Bonito para registro e providências cabíveis. Saliento que na apresentação à delegacia, o suspeito trazia consigo a quantia de r$10.320,00 (dez mil e trezentos reais), provenientes de seus serviços com máquinas de esteira da qual é proprietário - fato confirmado pela sua companheira
1 ocorrência em Morro do Chapéu na rua Cafarnaum, Ouricuri I - zona rural
Por volta das 15h30, a guarnição de serviço da 4ª cia pp/morro do chapéu, do 7º BPM/Irecê, foi informada através do CICOM que no endereço acima citado havia uma mulher sendo agredida pelo seu companheiro. de posse das informações foi realizado o deslocamento até o local, constatando a veracidade das informações, no entanto, o autor já havia evadido. Foram feitas diligências no intuito de localizá-lo, porém sem êxito. Foi mantido contato com a secretaria de assistência social do município de Morro do Chapéu a fim de verificar a possibilidade do acolhimento da família, pois a vítima (30 anos) tem quatro filhos, sendo estes com idades de 8, 6, 2 anos e um de 6 meses. A vítima é natural da cidade de Guarulhos em São Paulo e não possui nenhum vínculo familiar no estado. No momento, ela e as crianças ficaram em uma pousada cedida pela prefeitura e as passagens de retorno para sua cidade de origem serão agendadas para a próxima semana. A vítima foi orientada a registrar boletim de ocorrência no próximo dia útil.
1 ocorrência Irecê: Avenida 1°de janeiro - Centro
A guarnição beta foi acionada pelo CICOM, informando que no endereço acima mencionado estaria correndo uma briga entre um casal, a guarnição deslocou até o local e conduzido as partes para a delegacia de Irecê para serem tomadas as medidas cabíveis. ambos com 25 anos. o autor foi enquadrado na lei: n° 11.340 apresentado em estado incólume na delegacia de Irecê. n° do boletim 00343688/2022
1 ocorrência em Jussara: Rua Esperança - centro
a guarnição da 2°cia, DPM Jussara, foi acionada por populares, para averiguar uma possível Maria da Penha no endereço acima mencionado. Chegando no local, a guarnição manteve contato com o genitor do acusado de agressão 25 anos, o qual relatou que seu filho é usuário de drogas, e que chegou muito agressivo na sua residência, vindo agredir a sua irmã menor de 16 anos com socos, causando lesão na clavícula, a qual foi encaminhada ao hospital municipal para exames médicos. Proferindo também ameaças a seus genitores. Diante dos fatos, os envolvidos foram conduzidos e apresentados ao plantão central para serem tomadas as medidas cabíveis, gerando o boletim de ocorrências de n° 344241/2022.