
Uma "onda" de golpes por meio do WhatsApp foi registrada nesta semana em Gentio do Ouro, na região de Irecê — no centro-norte baiano.
Algumas vítimas dos crimes relataram à reportagem do portal MeioMinuto que criminosos clonaram contas do WhatsApp para confundir contatos das vítimas e os levar a fazer transferências bancárias para desconhecidos. Algumas pessoas chegaram a transferir valores via PIX.
CONFIRA DOIS TIPOS BASTANTE CONHECIDOS DE GOLPES DE WHATSAPP E VEJA EM SEGUIDA O QUE FAZER EM CADA CASO
Clonagem de conta (ou "golpe do número novo"): alguém tem acesso à sua foto e aos seus contatos e, então, cria uma conta para se passar por você e pedir dinheiro para seus amigos e familiares;
Roubo de conta: alguém entra em contato com você se passando por uma empresa e pede o código enviado por SMS sob alegação de que ele seria usado para confirmar um cadastro, mas, na verdade, a informação é usada para transferir sua conta para outro celular.
WHATSAPP CLONADO: O QUE FAZER?
No caso de WhatsApp clonado, as únicas medidas a serem tomadas são alertar seus contatos sobre o golpe e pedir para eles denunciarem a conta fraudulenta. Dê as seguintes orientações aos seus contatos:
Desconfie de mensagens atípicas;
Desconfie se alguém com sua foto enviar uma mensagem por um número desconhecido;
Se um número com a foto de um conhecido pediu dinheiro pelo aplicativo, tente ligar ou conversar pessoalmente com a pessoa para confirmar o pedido.
Mín. 18° Máx. 34°