

À esquerda, de vestido laranja, professora Mª. Cristina; à direita a secretária de Educação de João Dourado, Elizabete Loula.
Maria Cristina Bezerra de Lima Castro foi a única baiana entre os finalistas e levou o segundo lugar nacional na categoria Direitos Humanos
A professora Maria Cristina Bezerra de Lima Castro, da Escola Municipal Professora Ida Bastos, conquistou o 2º lugar nacional no Prêmio Educador Nota 10, a mais importante premiação da educação básica do país. A cerimônia aconteceu nesta terça-feira (28), na Pinacoteca de São Paulo, e reuniu os nove finalistas da 27ª edição, que teve mais de 4 mil inscritos.
Única baiana entre os finalistas, Maria Cristina foi destaque na categoria Direitos Humanos com o projeto “Eu Vejo Você: O Clube da Leitura Antirracista”, desenvolvido com alunos do 7º ano, muitos de comunidades quilombolas. A iniciativa criou um espaço de leitura e diálogo sobre obras de autores negros, fortalecendo a autoestima e a identidade dos estudantes.
“Gratidão! Por viver esta experiência ao lado de tantas pessoas que assim como eu, acreditam no poder transformador da educação. Muito obrigada!”, declarou a professora emocionada após receber o prêmio.
A cerimônia aconteceu em São Paulo e a secretária de Educação de João Dourado, Elizabete Loula esteve presente. O prefeito Di Cardoso celebrou a conquista. “É um orgulho enorme ver João Dourado entre os grandes nomes da educação do Brasil. A professora Maria Cristina representa a força da nossa rede e mostra que investir em educação é investir em transformação social”, destacou.
O primeiro lugar da categoria ficou com Renata dos Santos, de São Paulo, pelo projeto “Pra ver se me enxergo!”, que promoveu a educação antirracista e valorizou artistas negros periféricos.
O Prêmio Educador Nota 10 é promovido pelo Instituto SOMOS e reconhece projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Mín. 18° Máx. 34°