

Comunidades dos municípios de Umburanas e Sento Sé, na Bahia, receberam uma ação de Saúde Bucal realizada pelo Instituto Água Viva (IAV) e promovida pela ENGIE Brasil Energia, por meio dos Conjuntos Eólicos de Umburanas e Campo Largo I e II. Os atendimentos contaram também com a parceria das Secretarias de Saúde de cada um dos municípios.


Ao todo, 297 procedimentos foram realizados com a Odontovan, uma van-médica-odontológica equipada para atender gratuitamente a população com diversos serviços de saúde, focado especialmente na saúde bucal como a aplicação de flúor nos dentes, entrega de kit escovação, procedimentos de extração/exodontia, limpeza dentária, orientação em Saúde Bucal, realização de raspagem/tartarectomia e restauração/obturação, além de aferição de pressão arterial.
De acordo com Willian Portela, gerente do Conjunto Eólico Campo Largo, cada atendimento realizado representou mais do que um cuidado com a saúde bucal. “Foi uma ação de escuta e presença. Para nós, da ENGIE, apoiar ações como essa é uma forma de se conectar positivamente à comunidade e reforçar o nosso compromisso com o bem-estar das pessoas. Sabemos o quanto é importante a saúde principalmente em comunidades mais afastadas e de maior necessidade. Com o trabalho em conjunto, pudemos transformar realidades e fortalecer nosso compromisso com o desenvolvimento das comunidades onde atuamos”, destaca.
A ação que ocorreu nos dias 2 de outubro no Posto de Saúde da comunidade Barriguda de Brasília, em Umburanas, e nos dias 3 e 4 na Sala Avançada José de Anchieta da comunidade de Campo Largo, zona rural do município de Sento Sé, contou com atendimentos de moradores de ambas as regiões por meio de agendamento prévio feito pelas Secretarias de Saúde, conduzido pelas agentes de saúde Roseane Maria de Souza Gonçalves e Rozinete da Paixão Ribeiro das Prefeituras de Umburanas e Sento Sé, respectivamente. As profissionais participaram dos atendimentos e da gestão desse agendamento que foram definidos de acordo com a urgência e a necessidade dos pacientes.
Para a moradora Deisy Kelly,de Campo Largo, a ação foi imprescindível para colocar em dia o atendimento dos seus filhos. “Fazia muito tempo que meus filhos gêmeos não iam ao dentista. Com a ação, consegui trazer eles e fazer o cuidado com os profissionais”, relatou.
Os atendimentos foram realizados por uma equipe composta por dois dentistas voluntários pelo IAV, José Geraldo Vasconcelos Pereira Júnior e Marcelle Silva Lima Vasconcelos, que trabalharam de forma simultânea, garantindo mais agilidade e qualidade no serviço prestado à população. E em Campo Largo, a ação contou também com a participação voluntária de mais um profissional, o cirurgião-dentista José Cláudio de Oliveira Santos, dentista da Prefeitura de Sento Sé que ajudou na coordenação junto à ENGIE e ao IAV. Segundo ele, a ação foi extremamente importante. “Não só porque resolve questões no campo cirúrgico restaurador, mas também porque trabalhamos no foco da prevenção. E trabalhando isso, orientando as pessoas, diminuímos a incidência das doenças”, explica. Além disso, o profissional ressaltou ainda que a ação itinerante é um diferencial. “O deslocamento das pessoas da comunidade é mais difícil. Nós chegando até eles conseguimos resolver questões que certamente demorariam para ser resolvidas. A Prefeitura e a ENGIE conseguimos oferecer à comunidade um atendimento completo”, fala ele.
Mín. 18° Máx. 34°