18°C 34°C
Irecê, BA
Publicidade

Nova edição do programa Mulheres do Nosso Bairro, da ENGIE, vai investir mais de um milhão em projetos

Nova edição do programa Mulheres do Nosso Bairro, da ENGIE, vai investir mais de um milhão em projetos

20/10/2025 às 15h05 Atualizada em 20/10/2025 às 18h05
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A ENGIE Brasil e empresas apoiadoras que integram o programa Parcerias do Bem acabam de lançar a 6ª edição do programa Mulheres do Nosso Bairro, iniciativa voltada para a promoção do empreendedorismo feminino. Neste ano, o valor investido chega a um milhão de reais, sendo R$ 10 mil aplicado em cada um dos projetos a serem selecionados nas regiões onde a ENGIE e seus parceiros atuam.  Como forma de reforçar o compromisso do Programa com a equidade racial, no mínimo 50% dos projetos premiados serão destinados a mulheres negras.

As inscrições estão abertas até o dia 07/11 e podem ser feitas no site www.engie.com.br/mulheres-do-nosso-bairro. A edição deste ano traz o tema “Investindo em quem faz a economia girar”. Além do valor em dinheiro para impulsionar o negócio, cada premiada recebe treinamentos na área de gestão empreendedora.

“O Mulheres do Nosso Bairro é uma iniciativa que integra a estratégia de responsabilidade social da ENGIE, com foco na promoção do empreendedorismo feminino em comunidades onde atuamos, reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento local e a geração de renda. São contempladas mulheres que transformam desafios em oportunidades e que, com o apoio do programa, conseguem dar um novo rumo às suas vidas e às de suas famílias. É mais do que investimento: é transformação social com rosto, nome e propósito”, explica a Diretora de Sustentabilidade da ENGIE Brasil, Thais Soares.

Desde seu lançamento, com as cinco edições anteriores, já foram investidos mais de R$ 4 milhões, impactando mais de 50 mil mulheres, incluindo aporte direto a 360 empreendimentos liderados por mulheres de todo o Brasil.

“O programa tem crescido ano a ano, em uma verdadeira corrente do bem. No ano passado, as 100 ganhadoras estavam espalhadas por 65 cidades de 22 estados, o que mostra o ganho em alcance da iniciativa por meio do apoio de cada vez mais parceiros de diferentes setores e regiões. Em média, com base nas edições anteriores, 40% dos projetos tornam-se a principal fonte de renda das vencedoras do edital. E 80% dos negócios apoiados tiveram aumento de renda após a participação no programa”, afirma a Gerente de Responsabilidade Social da ENGIE Brasil, Luciane Pedro.

No Pará, a Associação de Mulheres Empreendedoras de Floresta do Araguaia (AME) foi contemplada com projeto para gerar oportunidades para empreendedoras da região. O grupo produz artesanato em geral, doces e geleias e artigos confeccionados a partir de papel com fibra do abacaxi. Esse papel é desenvolvido na associação com outras fibras como cascas de cebola e folhas de bananeira e, depois de pronto, é usado para revestimento de diversos tipos de caixas, envelopes e embalagens personalizadas.

Além do edital em si, o Mulheres do Nosso Bairro conta com outros eixos de ação, por meio dos quais oferece cursos gratuitos de capacitação, informações sobre redes de apoio, ações de sensibilização e conscientização para combater a violência doméstica, além de iniciativas para suporte à saúde física e mental.

Neste ano, o programa conta com o apoio das empresas Aliança Energia, CESTE, Consulado da Mulher, Goedert, Grupo Habitasul, Jirau, Koerich, Instituto Malwee, Nauterra, Oiapoque Energia, Porto Itapoá, Portobello, Portonave, Renault, TAG, Técnica Geração, Vibra, Voltalia e WEG

O envolvimento das demais empresas ocorre por meio do programa Parcerias do Bem, lançado pela ENGIE Brasil Energia em 2021 convidando clientes e parceiros de diferentes portes e setores a se engajarem em iniciativas de responsabilidade social.

Saiba mais em: www.engie.com.br/parceriasdobem/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários