

Dr. Oluyinka Olutoye, um brilhante médico nigeriano e graduado pela Universidade de Obafemi Awolowo, Ile Ife, Estado Osun, sudoeste, Nigéria, co-liderou uma equipe com 21 outros médicos para realizar uma das cirurgias mais delicadas feitas no mundo.
Em outubro de 2015, Margaret Boemer, uma mulher estadunidense, descobriu que estava grávida de gêmeos. Ela sofreu um aborto espontâneo, mas um dos fetos sobreviveu. Com dez semanas de gestação, ela e o marido descobriram que teriam uma menina, que se chamaria Lynlee Boemer.
Entretanto, um ultrassom mudou sua vida. Descobriram no ultrassom que Lynlee tinha um teratoma sacrococcígeo crescendo na sua coluna, na região do cóccix. Esse tipo de tumor é o mais comum encontrado em bebês, mas ainda assim é bastante raro, ocorrendo em uma 1 a cada 35 mil gestações. Sua causa é desconhecida, e é quatro vezes comum em meninas que em meninos.
O tumor estava competindo com Lynlee por sangue e elevando seu risco de ter uma falência cardíaca. "O médico disse que era sério, porque o tumor já podia ser visto com apenas 16 semanas de gestação.", disse Margaret. "Como era muito grande, fomos aconselhados a abortar."
Pesquisando sobre esse problema, o casal descobriu uma alternativa: fazer uma cirurgia fetal. O feto seria retirado do útero para ter a maior parte possível do tumor removida. Lynlee seria então colocada de volta. Margaret conta que havia quatro hospitais nos Estados Unidos capazes de realizar o procedimento. Um deles era o Hospital Infantil do Texas, estado onde a família vive.
Foi ali que o casal se encontrou pela primeira vez com Oluyinka Olutoye, especializado em cirurgia fetal. Passadas 20 semanas de gestação, o tumor tinha 8 cm, quase o mesmo tamanho da própria Lynlee. "Esse tipo de procedimento é sempre arriscado, porque você opera duas pessoas ao mesmo tempo e pode perder ambas", disse Olutoye. Lynlee tinha 50% de chances de sobreviver.
Olutoye e sua equipe removeram o tumor e devolveram o feto de 23 semanas ao útero. Para a cirurgia, a mãe e o feto receberam anestesia geral e a parte do corpo do feto onde o tumor estava inserido foi retirada do útero.
Fonte: BBC
Mín. 18° Máx. 34°