18°C 34°C
Irecê, BA
Publicidade

Conheça Leão XIV, o novo papa e primeiro norte-americano a liderar a Igreja Católica

Conheça Leão XIV, o novo papa e primeiro norte-americano a liderar a Igreja Católica

08/05/2025 às 19h18 Atualizada em 08/05/2025 às 22h18
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito nesta quinta-feira (8) como o novo papa da Igreja Católica.

Ele escolheu o nome Leão XIV e sucede Francisco, falecido em 21 de abril, vítima de um AVC e insuficiência cardíaca. Prevost é o 267º pontífice da história e o primeiro dos Estados Unidos a ocupar o cargo.

A eleição ocorreu no segundo dia de conclave, após votação entre os 133 cardeais reunidos na Capela Sistina. A fumaça branca apareceu às 18h07 (horário de Roma), anunciando ao mundo que a Igreja havia escolhido seu novo líder.

A confirmação oficial veio em seguida com o badalar dos sinos da Basílica de São Pedro e, posteriormente, com o tradicional anúncio feito pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti na sacada central.

Antes de se apresentar ao público, Leão XVI cumpriu o ritual na chamada “Sala das Lágrimas”, onde vestiu os paramentos papais com o auxílio de dom Diego Giovanni Ravelli, Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias.

Trajetória de Leão XIV

Nascido nos Estados Unidos, Prevost tem trajetória marcada pelo trabalho missionário no Peru, durante a década de 1980, o que lhe conferiu fluência em espanhol e uma forte conexão com a América Latina.

Até sua eleição, ocupava cargos estratégicos no Vaticano, como prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.

Conhecido por seu perfil discreto e reformista, Leão XIV é considerado alinhado ao legado de Francisco. Em sua primeira fala como papa, se emocionou ao pedir união e esperança: “Deus nos ama e Deus ama todos vocês. O mal não vai prevalecer. Estamos todos na mão de Deus”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários