
O Ministério do Esporte fez uma publicação racista contra os próprios atletas brasileiros em meio à abertura das Olimpíadas de Paris, na França, na tarde desta sexta-feira, 26 de julho.
A conta oficial da pasta compartilhou, na rede social X, uma imagem de um macaco em um barco com a legenda: “Todo mundo aguardando o nosso barco”. O texto se encerrava com um emoji da bandeira brasileira.
Apesar do ministério apagar a postagem logo na sequência da publicação, internautas conseguiram registrar o ataque racista.
Em nota oficial, o Ministério do Esporte afirmou que “reconhece e lamenta profundamente o erro cometido ao publicar uma imagem inadequada em nossas redes sociais na data de hoje, antes da cerimônia de abertura das Olimpíadas. A publicação foi imediatamente retirada do ar, devido à sua conotação insensível e ofensiva”.
“Entendemos que a imagem carrega conotações racistas históricas e perpetua estereótipos prejudiciais. O Ministério do Esporte reconhece que essa publicação foi um erro grave e incompatível com os valores que defendemos. Lamentamos profundamente por qualquer ofensa causada e estamos empenhados em garantir que algo semelhante não ocorra novamente”, acrescentou.
A pasta não anunciou se demitiu o responsável pela publicação.
Fonte: O Antagonista