Lula anuncia Rui Costa para Casa Civil e mais quatro ministros; confira

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou o nome do governador da Bahia, Rui Costa (PT), como ministro da Casa Civil. Pasta estratégica na articulação política do governo, o titular da Casa Civil é considerado o braço direito e o principal interlocutor do presidente da República dentro do Palácio do Planalto.

“Eu tomei a atitude de anunciar  o companheiro Rui Costa, companheiro governador da Bahia, companheiro Chefe da Casa Civil do governo [Jaques] Wagner, companheiro deputado federal, companheiro sindicalista, e certamente vai prestar um extraordinário serviço na Casa Civil”, disse Lula em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (9). 

O ex-prefeito de São Paulo, Fernado Haddad, foi nomeado para comandar o Ministério da Economia. “Eu tomei a decisão de escolher o companheiro Fernando Haddad como Ministro da Fazenda. Ele tem a incumbência de montar sua equipe e apresentar resultados antes da gente tomar posse”, continuou Lula. 

Além de Rui Costa e Haddad, Lula confirmou o ex-governador do Maranhão, senador Flávio Dino (PSB), no Ministério da Justiça; José Múcio na Defesa e o diplomata Mauro Vieira para o comando do Itamaraty.

Adiantando-se a possíveis críticas pela ausência de negros e mulheres nesta primeira leva de ministros, Lula afirmou que, em breve, possivelmente na próxima semana, serão anunciados novos nomes, em que haverá ‘mais mulheres do que homens’ e muitos ‘companheiros afrodescentes’.

Últimas Notícias