Justiça suspende mais uma pesquisa eleitoral em Irecê

Na decisão proferida em sede de Mandado de Segurança pelo Tribunal Regional Eleitoral, através do relator Pedro Rogério Castro Godinho, foi observado que a pesquisa da Gasparetto Pesquisas e Estatísticas Ltda. e Raul Monteiro (do Política Livre) continha pergunta que induzia o entrevistado a erro em relação ao candidato Figueredo, trazendo cenário diverso da realidade no tocante aos apoios recebidos pelo candidato.

Segundo a decisão, “Se a disputa no final ficar entre esses 2 nomes ..., em que você votaria para prefeito? (Cenário 1) { Murilo Franca, apoiado por Elmo Vaz Figueiredo, apoiado por Luizinho Sobral Nulo, branco Não sabe/não respondeu”; “no cenário eleitoral atual, queda-se impossível “a disputa final ficar entre esses dois nomes”, pois uma simples consulta ao Divulgacand já demonstra que somente há duas candidaturas postas, inexistindo outro cenário a ser analisado”; “o candidato Figueredo POSSUI O APOIO DE 04 EX-PREFEITOS, 2 EX-VICE-PREFEITOS E O ATUAL VICE- PREFEITO, demonstrando que sua candidatura não é vinculada somente a um líder político, sendo, na verdade, fruto de uma ampla aliança política local”

Além desta questão, fora observada também a “nulidade do questionário por ausência de consonância entre a base de dados utilizada e os dados coletados através do questionário utilizado em relação a renda familiar”.

Desta forma, o relator Pedro Godinho determinou a imediata suspensão da divulgação da Pesquisa Eleitoral registrada no sistema PesqEle sob no BA03356/2024 –– objeto do autos da Representação n. 0600427-67.2024.6.05.0095 ––, até o julgamento de mérito.

Fonte: Caraíbas FM

Últimas Notícias