Irecê confirma primeiro caso de varíola dos macacos

A Prefeitura Municipal de Irecê, através da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, comunicou na manhã desta quarta-feira (14), a confirmação de um caso positivo para Monkeypox no municipio, que estava em investigação no LACEN-BA. O paciente é do sexo masculino, 18 anos, e teve contato intimo com uma pessoa de outro estado.

A Monkeypox, ou varíola dos macacos, pode ser transmitida pelo contato direto com o líquido das bolhas que se formam na pele, contato com superficies contaminadas e através de goticulas da saliva de pessoas infectadas, além da transmissão por contato sexual.

A infecção é autolimitada com sintomas que duram de duas a quatro semanas, geralmente dividida em dois períodos:

Invasão, que dura entre zero e cinco dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa;

Erupção cutânea começa entre um e três dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

Em nota, a Secretaria de Saúde reforçou à população a importância das medidas de prevenção que devem ser adotadas por todos, como higiene frequente das mãos, uso de máscara, evitar aglomerações, evitar contato com pessoas doentes e manter os ambientes e superficies higienizados.

Se apresentar alguma lesão de pele característica da doença ou algum outro sintoma, procure atendimento médico nas unidades básicas de saúde do seu município.

Fonte: Ascom Prefeitura de Irecê

Últimas Notícias