A internet banda larga fixa é o serviço mais mal avaliado pelo consumidor em 2021, enquanto a telefonia móvel pré-paga é o com melhor avaliação. A pesquisa foi divulgada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta segunda-feira (28).
Os dados fazem parte da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida de 2021, coordenada pela Anatel e realizada pela Kantar TNS. Foram entrevistados cerca de 82 mil consumidores, por telefone, no segundo semestre do ano passado. A margem de erro é de 5% e o nível de confiança, 95%.
Segundo a pesquisa, os serviços receberam as seguintes notas quanto ao Índice Geral de Satisfação do Consumidor:
telefonia celular pré-paga: 7,82;
telefonia celular pós-paga: 7,39;
telefonia fixa: 7,37;
TV por assinatura: 7,13; e
banda larga fixa: 6,88.
Segundo o gerente de Interações Institucionais, Satisfação e Educação para o Consumo da Anatel, Fábio Koleski, o consumidor levou em consideração na nota da banda larga fixa: a qualidade de funcionamento do serviço e o nível de informação que é prestado ao consumidor.
As notas são considerando a média nacional de todas as operadoras pesquisadas. A nota máxima que poderia ser obtida era dez, enquanto a menor, zero. Quanto mais próximo de dez, mais satisfeito o consumidor com o serviço.