Figueredo conduz a 18ª sessão Ordinária da Câmara Municipal de Irecê

O vereador Figueredo seguiu o rito de abertura nas sessões legislativa sob sua presidência e disse na abertura:

  • “18ª sessão ordinária da 2ª sessão legislativa, do 4º período da Câmara municipal de Irecê em 19/08/2022. Sob a proteção de Deus, e em nome do povo de Irecê, iniciamos os nossos trabalhos. Peço ao segundo secretário, vereador Primo que faça a leitura do trecho bíblico e peça a todos que fiquem de pé.

  • O vereador Primo leu no salmo 88: “Ouve a minha oração; escuta o meu grito pedindo socorro. Pois as aflições que caíram sobre mim são tantas, que já estou perto da morte. Sou como aqueles que estão para morrer; já perdi todas as minhas forças. Estou abandonado no meio dos mortos; sou como os soldados mortos jogados nas covas; sou como aqueles que foram completamente esquecidos por ti e que não têm mais a tua proteção. Tu me atiraste no mundo dos mortos, lá no fundo, na escuridão. A tua ira pesa sobre mim, e as tuas ondas me esmagam.”
    Em seguida, foi solicitado pelo presidente Figueredo a leitura da ata da 17ª sessão ordinária da sessão da 2ª sessão legislativa da Câmara municipal do Irecê ocorrida em 12/08/2022. Clique no link para ver os destaques, projetos, e pedidos de providência.

  • Na 18ª sessão foi apresentado: O projeto de lei do legislativo 25/2022 de autoria do vereador Figueiredo que declara de utilidade pública a Associação Evangélica beneficente: Betel - AEBB de Irecê, que foi encaminhada à comissão competente.
    O Pedido de providências número 38/2022 em caráter de urgência ao poder público municipal, solicitando junto com a sua equipe responsável, a colocação de cascalho na rua Apucarana, no bairro Asa Norte.

  • Ao ser dado a palavra, o vereador José Irisvan disse entre outras, como parte da justificativa do pedido de providência: Eles (os moradores da rua) “não conseguem encostar o carro no seu escritório, na sua casa para poder entrar e sair. Então eu faço esse pedido em nome daquelas pessoas que estão ali, trabalhando todos os dias, morando, para que venha tomar uma providência agora, imediatamente”.

  • Projeto de lei número 15 de 2022, que altera a denominação da escola municipal de Angical, localizada no povoado de Angical, Irecê, Bahia, para a escola municipal Valdelice Alecrim da Silva.

Projeto de lei número 23 de 2022, assunto que o programa aprendizagem, movimento voltado para a contratação temporária de monitores para atuação na recomposição das aprendizagens nas unidades escolares da rede municipal de educação de Irecê e da outras providências.


Projeto de lei número 21 de 2022 em que cria o referencial curricular por ciclos de formação humana para a rede municipal de educação de receita.


Projeto de lei do legislativo número 23 de 2022 de Izânia Matos que solicita a criação e a disposição de uma vaga em frente às clínicas médicas e de fisioterapia com Placas de sinalização para deixar ou pegar pacientes idosos, deficientes físicos e deficientes mentais.


Projeto de lei do legislativo, número 24 de 2022 interessado, poder legislativo ao toda a proposição Izânia Matos sobre a disposição de um guichê prioritário para autista, em clínicas de Irecê.


O presidente da casa legislativa de Irecê, Figueredo, leu o Oficio de Solicitação de uso da tribuna no dia 19/08/2022, para requerer apoio dos vereadores da casa nos tramites da implantação do PISO salarial da classe e profissionais de enfermagem, conforme a lei 14434 e PEC 124 no município de Irecê.


No uso da tribuna Paula Yamada representante dos trabalhadores de enfermagem; Marcilei, representando o SINTESI e Paulo César, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Irecê apresentaram os argumentos da categoria, a história, e a importância da enfermagem no cenário nacional e mundial, e pediram apoio dos componentes da casa legislativa a aprovação do piso salarial da categoria no município de Irecê.

  • O nosso pedido é desse apoio! Porque a partir de janeiro de 2023 nós precisamos e queremos o nosso salário no nosso contracheque, o nosso piso no nosso contracheque. Então, isso é um pedido! É um clamor da enfermagem que vem a essa casa! – Disse a representante dos trabalhadores de enfermagem.

  • O presidente Figueredo reforçou o convite da sessão anterior, para a participação do novenário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e informou sobre a competição de Masters.
  • É na comunidade do bairro da Boa Vista em que está acontecendo novenário de nossa Senhora do Perpétuo Socorro. E no próximo domingo, terá um café comunitário a partir das 6:00 da manhã. Onde nós, moradores daquela comunidade, reunirmos as famílias. Cada morador leva algum tipo de alimento para ali, juntos, a gente confraternizar e participar de um momento de interação junto com a comunidade e às 10:00 tem a missa e a partir das 16:00 tem a procissão pelas ruas da comunidade.
  • Competição de Master no Boa Vista
  • No bairro Boa Vista, está acontecendo a competição de master, onde vários times com atletas acima dos 40 anos, estão disputando uma competição todos os finais de semana! Está acontecendo no sábado à tarde, domingo pela manhã e domingo à tarde.
  • Na 19ª sessão, o presidente Figueredo lamentou a morte de Meire: Meire me procurou aqui na sexta, aí tive com ela no sábado, na quarta-feira à noite, ela tornou está aqui na Câmara! Infelizmente, quando eu tive a notícia que ela tinha falecido, já tinha sepultado. Eu não pude ir lá, e participar e acompanhar aquele momento de dor e de tristeza da família para a gente dar ali um suporte com a palavra.

  • O vereador Primo anunciou o falecimento de José Lopes Machado Senhor presidente! “Só registrar também o falecimento do nosso companheiro Machado! O José Lopes Machado, “ali do bairro Paraíso. Nessa semana tivemos lá no velório com muita comoção! Seus filhos, irmã esposa! Então deixo aqui registrado o passamento do colega José Lopes Machado, dali do Paraíso, para eternidade.”

  • Solicitação de melhorias da Estrada
  • O presidente Figueredo disse, que durante a semana recebeu “alguns moradores da comunidade do Baixão do Zé Preto”, em que estes moradores “estiveram reivindicando melhorias na estrada que liga o bairro de São Francisco ao Baixão do Zé Preto e ao Baixão dos paraibanos.”

  • Em decorrência da visita e tendo visitado a região e tendo presenciado “que a estrada está precisando de uma melhoria” agiu e protocolou “na Secretaria de infraestrutura um ofício direcionado ao secretário de infraestrutura e protocolei também diretamente ao gabinete do prefeito Elmo, onde a gente espera que a gente seja atendido com essa reivindicação.”

Últimas Notícias