Evitando alarde, Jerônimo reforça Sesab e descarta necessidade do uso de máscaras

Depois de noticiada a identificação de uma nova subvariante da Covid-19 em Israel e na Dinamarca, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) reforçou a orientação da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) ao afirmar que, no momento, não há a necessidade de retomar o uso de máscaras faciais no estado.

“Não há nenhuma orientação do Ministério da Saúde, não há nem do Conselho Nacional de Saúde, pra que a gente possa recomendar o uso de máscaras”, informou o chefe do Executivo estadual, na manhã desta quinta-feira (17), durante visita ao Hospital 2 de Julho, antigo Hospital Espanhol, em Salvador.

Na ocasião, Jerônimo afirmou ainda que “não podemos brincar com o tema” e pediu a colaboração da imprensa para evitar um caos social. “Quero pedir a vocês da imprensa que nos ajudem a esclarecer, pra que as pessoas não entrem em pânico”, disse o governador, garantindo que no momento oportuno, caso seja preciso reforçar os protocolos de segurança contra a Covid, sua gestão irá orientar a comunidade.

“Então, não há, neste momento, nenhuma situação de recomendação do Ministério da Saúde, portanto a nossa equipe técnica da Sesab orienta isso [a ausência de necessidade de retormar o uso das máscaras]”, concluiu Jerônimo Rodrigues.

Em entrevista ao bahia.ba, nesta manhã, a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, salientou que “neste momento, na Bahia, é precoce a gente falar da utilização da máscara” e prometeu “adotar as providências cabíveis”, caso a nova subvariante seja identificada no estado.

Na ocasião, ela destacou ainda duas orientações: a imunização com a vacina bivalente e que a população procure as unidades de saúde se apresentarem sintomas gripais.

Fonte: Bahia.ba


Últimas Notícias