Crédito das fotos: Patrícia Araújo/Acervo Embasa
Os estudantes do 5º Ano da Cooperativa de Trabalho Educacional de Irecê (Coperil), participaram de atividades socioambientais nas instalações da Embasa. Em visita à estação de trabalho de água de Rio Verde, em Itaguaçu da Bahia, no último dia 10, eles conheceram o processo de tratamento da água, desde a chegada da água bruta até a saída da água tratada para distribuição. Quem participou da atividade também visualizou como são realizadas as análises da água, e os parâmetros de potabilidade exigidos pela legislação.
Isabela Alves, aluna do 5º B, mostrou que conheceu algo muito importante: “Aprendi bastante coisa, principalmente que a gente precisa saber economizar água para ter um mundo melhor”, sintetizou. De acordo com a professora de geografia, Bianca Dourado, a visita vai ajudar a subsidiar as produções dos estudantes para a Feira de Ciências que acontece no sábado (20), na escola. “Agradecemos à Embasa por nos oportunizar momentos de aprendizado e conhecimento”, reconheceu.
Bate-papo – Complementando a atividade, na quarta-feira (17), o gerente de operação água, Thiago Vasconcelos, integrou uma roda de conversa com os estudantes, trazendo informações sobre o abastecimento de água na região de Irecê.
O tom de bate-papo deixou as crianças bem à vontade para tirar dúvidas e conhecer um pouco mais sobre o trabalho realizado pela Embasa. Perguntas sobre o que fazer em situações de vazamento, diferença entre tratamento de água e de esgoto, e como o tratamento da água é monitorado foram algumas das dúvidas apresentadas.
O estudante do 5º A, Luiz Antônio Moitinho, considerou o momento bem proveitoso. “Achei bem interessante, pois explicou algumas coisas que não tínhamos visto na estação do Rio Verde. É importante falar sobre a água porque as pessoas precisam saber usar [a água] direito”, concluiu.