O Brasil registrou, desde 8 de janeiro, 11 casos de ataques a torres de energia, que resultaram em quatro equipamentos derrubados e 16 com avarias. Os dados foram revelados nesta terça-feira (24) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo a agência, até esta terça o suprimento de energia se manteve sem interrupção de transmissão da energia por causa das ocorrências.
A data do balanço se refere ao dia em que radicais atacaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e a sede do Supremo Tribunal Federal. Na semana passada, a agência contava sete casos de vandalismo em linhas de transmissão.
Todos os ataques aconteceram em quatro estados: Rondônia, Paraná, São Paulo e Mato Grosso. As torres foram derrubadas em dois, Rondônia (três casos) e Paraná (1). O Ministério Público Federal investiga se há ligação entre os ataques a torres de transmissão e os atos antidemocráticos em Brasília. A Aneel envia informações sobre os casos detectados à Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Ministério de Minas e Energia.
Fonte: CNN Brasil