Datafolha: 77% dizem já estar totalmente decididos sobre voto a presidente

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (9), encomendada pela Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, aponta que 3 em cada 4 eleitores está totalmente decidido em que irá votar para presidente neste ano. Os que dizem que ainda podem mudar de voto são 22%.

A porcentagem registrada nesta pesquisa entre os que estão totalmente decididos é um ponto percentual acima do aferido no levantamento anterior, em 1º de setembro, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O voto decidido é maior entre os eleitores de Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), que lideram as intenções de votos no primeiro turno, segundo o levantamento. O ex-presidente aparece com 45% e o atual mandatário com 34%.

Entre os eleitores do petista, os que dizem que já estão totalmente decididos chega a 86%, ante 83% do levantamento anterior. Entre os eleitores de Bolsonaro, a taxa de decidida é de 83%, um ponto abaixo do aferido no levantamento anterior.

Já entre os eleitores de Ciro Gomes (PDT), que aparece em terceiro lugar na pesquisa, com 7%, 45% dizem estar totalmente decidido, ante 42% do levantamento passado. O percentual de eleitores decididos de Ciro é o mesmo de Simone Tebet (MDB), que na pesquisa anterior tinha 51% de votos decididos.

O Datafolha também perguntou aos entrevistados em quem eles votariam como segunda opção. Ciro aparece com 25% das intenções, seguido por Lula (18%), Bolsonaro (17%), Tebet (11%) e Soraya Thronick (União) (6%).

A pesquisa ouviu 2.676 pessoas, entre 8 e 9 de setembro, em 191 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O código da pesquisa na Justiça Eleitoral é BR-07422/2022.

G1

Últimas Notícias