Conselho de Enfermagem reabre a subseção de Paulo Afonso

O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) reabriu, nesta quinta-feira (27), a subseção de Paulo Afonso. A reabertura beneficia diretamente cerca de 5 mil profissionais de 24 municípios da região, que não vão mais precisar realizar longos deslocamentos para acessar os serviços do Conselho. A solenidade de reabertura contou com a presença da presidente do Coren-BA, Giszele Paixão, conselheiros, autoridades locais, funcionários da autarquia, representantes de universidades e profissionais de enfermagem.

“Esta é uma realização que marca a trajetória do Conselho, uma vez que estamos ampliando a nossa presença no interior, ofertando diversos serviços aos profissionais da categoria e fortalecendo a fiscalização, que é nossa atividade finalística. Estamos reabrindo uma subseção que não deveria ter sido fechada, mas por decisão da antiga gestão deixou de funcionar em 2019, prejudicando os profissionais. Entendemos que o Coren-BA precisa ser participativo e assim a gente consegue que a Enfermagem possa crescer e chegar ao patamar que ela merece”, destacou Giszele.

Para se ter uma ideia, os profissionais que trabalham em Paulo Afonso precisavam percorrer 369 km até a subseção de Juazeiro, levando 4h45 minutos em média de viagem, ou 380 km até a unidade de Feira de Santana, viagem com durabilidade de 6 horas, em média. A distância até a sede, em Salvador, é de 495 Km, levando mais de 7h de viagem. “Com isso, os profissionais passaram a ter um maior deslocamento para a subseção mais próxima com custos antes não previstos de transporte, hospedagem e alimentação”, completou a presidente.

Durante a solenidade, a Câmara de Vereadores de Paulo Afonso homenageou o Coren-BA com uma moção de aplausos. A honraria, proposta pelo vereador Marconi Daniel, foi entregue à presidente do Conselho pelo presidente da Casa, Pedro Macário.

A subseção, que fica na Avenida Apolônio Sales, passa agora a disponibilizar os mesmos serviços que a sede em Salvador oferta, como inscrição principal, inscrição secundária, reinscrição, inscrição remida, registro de especialização, regularização de inscrição sem diploma, reativação de inscrição suspensa, renovação, segunda via e retirada de carteira de identidade profissional e negociação de débitos.

Além da subseção de Paulo Afonso, o plenário do Coren-BA decidiu reabrir as subseções nos municípios de Irecê e Guanambi ainda neste ano. Outro município que passará a contar com uma subseção ainda este ano é Cachoeira.

Também participaram da reabertura os conselheiros José Welton, Kátia Gama, Josimari Xavier, Stella Renathe, Jamile Carvalho, além do assessor de gestão do exercício profissional, Fabrício Vitória, o chefe de gabinete, Vlamir Landim, o coordenador de vetor, Lucas Coleta e o influenciador digital Diego Ícaro.

Últimas Notícias