Cafu Barreto! Origem, trajetória e projeção política na região.

Não é segredo que Cafu Barreto (PSD) está viajando em nossa região procurando alianças políticas, realizando reuniões com diversas lideranças políticas com o objetivo últimos de obter dos mais variados seguimentos políticos e socias a sustentação política para que ele seja a liderança regional e representativa de todos nas urnas nas eleições para deputado estadual em 2022.

Obtivemos uma breve entrevista com alguém conhecedor e próximo de Cafu Barreto (PSD) e fizemos algumas perguntas. Foi combinado entre as partes de que a publicação não entraria em detalhes políticos partidários tanto quanto fosse revelar os conteúdos de reuniões, informações e conteúdos sensíveis a estratégia do grupo quanto a programação deles em relação a pré campanha, tanto quanto agenda e programação que serão comentadas e divulgadas na campanha para deputado da Bahia, representando a região em 2022.

Origem, Formação e comércio

Segundo informação de uma pessoa próxima que pediu para não ser citada, identificada e ou revelada, soubemos que o cidadão registrado como Edicley Souza Barreto ou somente Cafú Barreto, é filho de seu “Marú” (SIC), de origem de Canoão de Ibititá; ele veio muito cedo para Irecê; e desde tenra idade ou desde muito cedo engajou no trabalho e que começou as atividades laboral e profissional em empresa ou também junto ao irmão Edmário.

Quanto aos estudos, primeiramente Cafú Barreto formou-se no curso técnico de contabilidade, que era das poucas oportunidades oferecidas pelos Ensino público e também de cursos técnicos (Contabilidade ou Magistério) da época existente na região.

Após a conclusão do curso técnico em contabilidade, Cafú Barreto, segundo nossa fonte, iniciou carreira na construção civil e foi muito bem sucedido no ramo, e somente após ter sido bem sucedido na vida pessoal como comerciante, como empreendedor no ramo da construção civil é que Cafú Barreto foi convidado a assumir cargo público na cidade de Ibititá, Bahia!

Carreira política

Cafú Barreto foi eleito a primeira vez para ser prefeito de Ibititá, e com a gestão pública aplicada, com uma equipe pública eficiente e dedicada para realizar o melhor trabalho público nos principais setores do município tais como educação, infraestrutura, saúde, segurança, acessos aos mais essenciais serviços públicos foi que concorreu e a reeleição de Cafú Barreto foi o reconhecimento de aprovação de bons serviços aos munícipes de Ibititá.

Cafú Barreto foi bom prefeito! A verdade e reconhecimento dos fatos vieram quando concorreu e foi reeleito prefeito em Ibititá mesmo com agressividade da oposição, denúncias diversas, sendo todas elas sendo julgadas pelo poder competente, que o inocentou, impugnou, rejeitos várias denúncias infundadas, e até mesmo exploração de situação pessoal foi levada ao palanque, e mesmo ao julgamento jurídico e ao escrutínio pessoal, o Cafú Barreto resistiu a tudo, desde falas políticas, quanto a exposição da vida pessoal nas mídias locais, regionais e sociais! Nas urnas os eleitores reelegeram e mantiveram Cafú Barreto na gestão municipal por saber diferenciar cada um dos momentos, cada um dos eventos: seja ele pessoal, emocional, jurídico, legislativo e gerencia pública do município.

Ascensão política e reconhecimento da liderança regional

Da infância humilde e de família nordestina e incrustrada na região de Canoão e após ter sido bem sucedido na construção civil, após aceitar e ser bom prefeito de Ibititá por dois mandatos, Cafú Barreto, segundo nossa fonte, aceitou o desafio de ser representante da região. Não apenas de Ibititá, e sim de todos os municípios da região.

Cafú Barreto sempre foi presente no município e região; seja em Ibititá, seja em Irecê, Gameleira, Barra do Mendes, Canarana, Lapão, Uibaí, Presidente Dutra, América Dourada, João Dourado, Soares, Souto Soares, Central, e demais municípios. Como nos informou a pessoa próxima:

Cafú é daqui! Nasceu aqui. Cresceu aqui. Estudou aqui! Formou aqui. Construiu aqui, tem empresas aqui, dá empregos e gera renda aqui, sempre foi daqui! Neste momento que ele foi convidado a representar a região, eu votarei nele, porque conheço Cafú, sei de onde é, o que fez, e acredito no que ele poderá fazer.

Cafú Barreto tem sido citados nas mais diversas mídias da região. Tem sido noticiado ofertas, convites para ele representar a região por diversas lideranças políticas.

Mídias regionais

A Rádio Caraíbas FM, repercutindo o editorial do Sertão Baiano começa inquirindo sobre a região dizendo o seguinte: “Como um território com 23 cidades, mais de 350 mil eleitores, marcado pela diversidade cultural, com Agricultura forte e comércio pujante pode ser tão carente de representação na Assembleia Legislativa?”

Ou seja, para a análise do canal de notícias regional é estranho ainda não haver liderança regional e de forma clara a Caraíbas reconhece a liderança regional de Cafú Barreto ao repercuti a seguinte análise:

Cafu Barreto foi prefeito de Ibititá entre 2013 e 2020. Depois de elevar o patamar dos serviços públicos e requalificar a estrutura administrativa do município, ganhou destaque pela austeridade e transparência com gastos públicos e pelo bom relacionamento nas esferas estadual e federal. Além disso, foi peça-chave na eleição da sucessora Nilvinha dos Santos. Também deixou R$ 30 milhões assegurados (entre convênios e emendas) e construiu o tão sonhado Hospital Municipal Urbano Macêdo depois de 59 anos de espera da comunidade ibititaense.

Roberto Souza

Jornalista - MTB:84796-SP.

Últimas Notícias