Bairro do Félix recebe UBS construída pela Faculdade Ages de Medicina de Irecê

Os moradores do Bairro Félix, no município de Irecê/BA, distante 478 KM da capital Salvador, terão à disposição uma nova Unidade Básica de Saúde. A construção da unidade foi realizada pela Faculdade Ages de Medicina de Irecê, integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país, em terreno da Prefeitura, através da Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (Coapes). A obra foi iniciada em maio de 2024 e concluída no dia 25 de julho do mesmo ano.

O gerente da Ages de Irecê, Charles Bulhões, pontuou que o espaço entregue contribui com o incremento da saúde pública. “Todos os recursos da Coapes são empregados em bens duráveis como equipamentos, e obras estruturais, como a UBS do Félix, que visam melhorar o serviço de saúde dentro do município. Além disso, esses são importantes espaços para a prática dos estudantes de graduação ou residência de Medicina”, comentou Charles, complementando que a UBS está localizada na rua Cravos.

O prefeito de Irecê, Elmo Vaz, destacou a parceria entre o município e a Ages. “O convênio só é possível graças a implantação do Curso de Medicina no município. Estamos recebendo ‘das mãos’ da Ages um sonho da comunidade. Essa parceria traz um grande benefício, pois, através dela, conseguiremos desafogar os atendimentos das outras unidades e trazer mais qualidade de vida e saúde para este bairro”, afirmou.

O secretário de Saúde de Irecê, Tarcísio Oliveira, ressaltou que a UBS do Bairro Félix era um sonho da comunidade e agora virou realidade. “Uma forte parceria com a Ages de Irecê que, sem dúvidas, só rende bons frutos. É mais saúde e dignidade para o nosso povo”, comemorou.

Ainda segundo o secretário, neste momento a Secretaria Municipal de Saúde está estruturando o sistema de internet e segurança para em seguida fazer instalação de consultório odontológico e depois móveis e equipamentos. “A equipe de trabalho já está realizando o trabalho de territorialização e em breve será divulgada a data de inauguração para toda a população”, informou.

O coordenador de Infraestrutura da Ages, Risonaldo Rabelo, reforçou que o projeto foi executado levando em consideração as normas de acessibilidade vigentes. “O prédio segue o padrão de construção dos empreendimentos Ages. Ele é acessível, é moderno, foi pensado para trazer conforto tanto para os assistidos quanto para os profissionais que irão utilizar este espaço”, finalizou.

Últimas Notícias