Os moradores de Jaguarari, cidade do centro-norte do estado, viveram momentos de tensão na última semana devido a tremores de terra. Na quarta-feira (24), um sismo com magnitude preliminar calculada em 3.6 na escala Richter (mR) chegou a balançar casas e rachar tetos. Um dia depois, outros 74 abalos de menor intensidade foram detectados no município.
Os tremores foram registrados pelo Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN). Ainda na quarta-feira, foi registrado um tremor de grandeza 1.7 mR, às 20h07.
Na quinta-feira (25), dois tremores de terra foram registrados na região, com magnitude 2.2 mR, respectivamente, às 17h07 e 20h46. De acordo com o LabSis/UFRN, os sismos secundários não tiveram impacto na estrutura de prédios e, até o momento, não há relatos de moradores da região que tenham sentido mais algum tremor.
Em maio deste ano, Jaguarari chegou a registrar 88 tremores de terra em um dia. Oito deles tinham grandeza acima de 2 na escala Richter (mR). O mais forte atingiu 2.7 mR.
O último evento sísmico registrado no estado da Bahia havia sido na madrugada do dia 24 de julho, na região do município de Jacobina, quando um tremor de magnitude aproximada em 1.6 mR abalou a região. Segundo o LabSis, moradores da região onde foi identificado o tremor não relataram sentir o sismo.
Antes disso, no dia 17 de julho, um tremor de magnitude aproximada em 2.2 mR abalou a região do recôncavo baiano.
Fonte: Correio 24h