Agricultores do Projeto Baixio de Irecê recebem primeiras parcelas de financiamento para produção agrícola

Nesta quinta-feira (19), a partir das 10h45, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o ministro da Cidadania João Roma e o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, vão visitar o Projeto Público de Irrigação Baixio de Irecê, no povoado de Boa Vista de Santo Antônio, em Xique-Xique.

De acordo com a Codevasf, o projeto é o primeiro de um amplo portfólio sob gestão do MDR e de seus órgãos vinculados, que será concedido pelo Governo Federal à iniciativa privada por meio de leilões.

Conforme informação encaminhada ao Central Notícia, na ocasião, o Banco do Nordeste (BNB) realizará a liberação de R$ 17 milhões do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste (FNE) para financiar a produção em lotes empresariais da Etapa 2 do Projeto. Os recursos serão repassados ao grupo Irriga Bahia, responsável pela administração, operação e manutenção da Etapa 2. As Etapas 1 e 2 do projeto de irrigação encontram-se em fase de ocupação e possuem área irrigável de aproximadamente 16 mil hectares.

O Baixio de Irecê é considerado o maior projeto de irrigação do Brasil. Localizado na região do Médio São Francisco, nos municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia, abrange 105 mil hectares, sendo 48 mil de área irrigável. Grãos de milho, soja e feijão são as principais culturas potenciais do projeto.

Fonte: Central Notícia

Últimas Notícias