“A Bahia teve papel importantíssimo na vitória do presidente Lula”, diz Antônio Brito ao pedir espaço para os baianos no governo

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na avaliação do deputado federal Antônio Brito (PSD), o colégio eleitoral da Bahia teve uma parcela significativa na vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que derrotou o atual gestor do Planalto, Jair Bolsonaro (PL), nos dois turnos das Eleições. 

No primeiro turno, a vitória do petista foi de 48,43% contra 43,20%. No segundo, o percentual atingiu 50,90% sobre 49,10%. Em números absolutos, Lula obteve uma diferença de quase seis milhões de votos no primeito turno e de dois milhões no segundo.

"A Bahia teve papel importantíssimo na vitória do presidente Lula. E aí não só o nosso governador Rui Costa, como o senador Jaques Wagner, mas também o PSD, o senador Otto Alencar e todos nós fizemos campanha na Bahia, e a Bahia deu realmente uma demonstração importante", disse o parlamentar em entrevista com editor-chefe do Portal M!, e colunista de A Tarde, Osvaldo Lyra, nesta segunda (5).

A vítoria em números expressivos levantou questionamentos sobre a futura relação do governo de Lula com a Bahia, e até porque Jerônimo Rodrigues (PT), que venceu como governador do estado, fez do petista seu padrinho e fez palanque no período de campanha estadual.

"Óbvio que na ocupação de espaços do governo do presidente Lula a Bahia terá e eu acho que até como reconhecimento ao povo baiano pela posição estratégica da Bahia no país, nosso estado terá espaços importantes", comentou o deputado que também integra a equipe de transição do governo novo presidente.

Além de Jerônimo, nomes como o senador Jaques Wagner, do governador Rui Costa, além do senador reeleito Otto Alencar, elevaram a canditadura de Lula em todo a Bahia. Após o resultado final do segundo turno, em 30 de outubro, o questionamento sobre "reconhecimento" ou "gratidão" do petista foi pauta por alguns dias na imprensa local. 

Aos olhos de Antônio Brito, "a Bahia merece esse reconhecimento do governo federal e sei que pela sensibilidade do presidente Lula terá com a Bahia e com todo o nosso apoio. A gente buscará pelos melhores nomes no quadro representando o nosso estado", completou o parlamentar sobre os nomes de baianos na gestão de Lula, em Brasília.

Últimas Notícias