27 anos sem Kurt Cobain: relembre a carreira e morte do ex-Nirvana

Kurt Cobain foi o fundador da banda Nirvana e um dos principais nomes do grunge rock na década de 1990. Infelizmente, no auge da carreira, Cobain se suicidou. Com apenas 27 anos, o músico é um dos nomes do Clube dos 27- coincidência bizarra a qual reúne diversos artistas mortos nessa idade, como Jimi Hendrix e Amy Winehouse.

Cantor, guitarrista e compositor, nasceu em 20 de fevereiro de 1967 em Aberdeen, EUA. Viveu a adolescência e juventude em contato com a música. Na cidade natal, teve contato com a banda de punk rock Melvins e, desde então, apaixonou-se por música. Aos 14 anos, ganhou a primeira guitarra e começou a fazer covers de bandas, como AC/DC, mas logo passou a escrever e compor as próprias canções.

Durante o ensino médio, tornou-se amigo do baixista Krist Novoselic e começaram a tocar juntos. Anos depois, a dupla juntou-se ao baterista Aaron Burckharde formaram o Nirvana. Em 1989, a banda recém-formada lançou o primeiro disco, Bleach, mas não teve sucesso. No ano seguinte, Burckhard saiu do grupo e David Grohl assumiu a bateria.

O Nirvana era Dave Grohl, Kurt Cobain e Krist Novoselic (divulgação)

Após diversas apresentações independentes, o Nirvana foi reconhecido pela gravadora DGC Records. Em meados de 1990, apresentaram o single Smells Like Teen Spirit. A música fez sucesso gigantesco - e inesperado - alcançando o topo das paradas.  Em seguida, lançaram o disco Nevermind (1991). Assim, a banda marcou o movimento grunge e rock alternativo.

Na época de grande prestígio e fama, Kurt começou a usar algumas drogas, como heroína. Em 1993, a banda lançou In Utero, mais um sucesso. De acordo com o site Biography, naquele momento, Kurt sentia-se mal em relação à indústria musical e revelou a insatisfação na faixa Radio Friendly Unit Shifter.

Assim como a fama, as frustrações de Cobain só aumentavam. Após a icônica gravação do MTV Unplugged, em 1994, o músico piorou em relação ao uso de drogas. Em uma viagem à Europa com a namorada Courtney Love (cantora e líder do grupo Hole) e a filha Frances, teve uma overdose e foi levado ao hospital.

Depois da viagem, Love tentou recuperar Coabain dos vícios e frustrações. Após falhas tentativas, muitos remédios e clínicas de reabilitação, o músico se isolou na sua casa em Seattle - naquela época, a cidade era o point do grunge - e, em 5 de abril de 1994, ele suicidou-se com um tiro. Porém, o músico só foi encontrado três dias depois por um técnico que havia ido instalar iluminação automática na casa.

Apesar das frustrações, Kurt Cobain teve uma carreira muito valiosa. O músico é considerado um dos 100 Maiores Guitarristas de Todos Os Tempos, de acordo com a Rolling Stone, e até hoje é amado pelos fãs da banda e do rock.

"Kurt  foi abençoado com um presente e digo seguramente que ele foi o maior compositor da minha geração. Tenho muito orgulho de ter sido o baterista dele e tocar essas músicas do Nirvana todas as noites," afirmou Dave Grohl, em conversa na Medicine At Midnight Radio, estação de rádio própria do Foo Fighters na Apple Music.

(Conteúdo  Correio)

Últimas Notícias